As empresas da BID (Base Industrial de Defesa) terão um papel fundamental na retomada das exportações e do crescimento econômico do país em um cenário pós-pandemia. A declaração é do presidente da Apex-Brasil, Contra-Almirante Sergio Ricardo Segovia Barbosa, em webinar realizado na manhã desta quarta-feira (17/06).
Com o título “Navegar é preciso: O Papel da Apex-Brasil na Promoção Internacional de Produtos de Segurança e Defesa”, o evento foi organizado pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança).
Durante o evento, o presidente da Apex-Brasil falou sobre as dificuldades que o país enfrenta por causa da crise do novo Coronavírus, mas que a BID vem enfrentando bem o desafio e dando sua contribuição ao país, inclusive no equilíbrio da balança comercial. “O ambiente ainda não está totalmente desanuviado. A gente ainda vê a névoa da guerra, com a segunda onda da Covid em outros países. Mas as empresas de Defesa têm dado a sua contribuição”.
Segovia destacou a iniciativa da ABIMDE em realizar, no dia 16 de julho, o webinar “Brazilian Defense Day – Egypt”, discutindo oportunidades de negócios na área de defesa e segurança entre Brasil e Egito. A Apex é uma das apoiadoras do evento, que servirá como aproximação entre autoridades e empresas que participação da feira que ocorrerá naquele país, em dezembro.
O presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, enfatizou a parceria com a Apex-Brasil e seus benefícios para as indústrias do setor. “A prontidão da Apex em apoiar a BID é importante para nós, para atuarmos com velocidade de manobra”.
Mostra BID Brasil
Segovia destacou a importância da Mostra BID Brasil para o comércio exterior brasileiro. E destacou que a próxima edição do evento será fundamental em um cenário pós-pandemia. “O setor de defesa terá vantagens, dadas as suas particularidades, em relação a outros setores da economia brasileira”.
A 6ª edição da Mostra BID Brasil acontece em Brasília (DF), entre os dias 24 e 26 de novembro, sendo um dos mais importantes eventos do segmento de Defesa e Segurança do país. É uma grande vitrine para as empresas apresentarem produtos e serviços a um mercado que se mantém em expansão. Na última edição, mais de 2.500 pessoas compareceram ao evento. Este ano, serão apresentadas as diversas soluções de prevenção e combate ao novo Coronavírus.
“Esse evento reunirá os maiores players do mercado de Defesa e Segurança, em um momento em que o país buscará se recuperar da crise sanitária. Isso será muito importante para o país”.
O evento é organizado pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), com promoção da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Apoiam a iniciativa o governo federal, por meio dos Ministérios da Defesa, Relações Exteriores e das Minas e Energia, além das Forças Armadas e de Segurança.