M
Logo Rossi Comunicação

© 2025 CityPubli

Logo Rossi Comunicação
Logo Rossi Comunicação

NOTÍCIAS

Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...

O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) produz, diariamente, uma grande quantidade de informação. São fotos, vídeos, áudios e artes gráficas essenciais para cumprir a missão de preservar e fortalecer a imagem do Exército Brasileiro. Com a evolução da tecnologia e dos meios de comunicação, essas informações produzidas, conhecidas como ativos digitais, são consideradas parte do patrimônio do centro.

Pensando nisso, há 3 anos, o CCOMSEx implantou uma solução tecnológica que moderniza a gestão de todo conteúdo produzido. “Identificamos essa necessidade e utilizamos como boa prática o previsto na Instrução Normativa 4, do Ministério do Planejamento e Gestão, que orienta a contratação de solução de Tecnologia da Informação. Então, foi designada uma equipe de planejamento para essa contratação. Visitamos muitas instituições de referência e realizamos um chamamento público. Depois de diversas reuniões de trabalho e do fim do estudo de viabilidade técnica e financeira, concluímos que o melhor seria uma solução MAM para o atendimento dessa necessidade do centro”, explica o Major Luiz Alexandre Dominguez de Oliveira, Chefe da Seção de Tecnologia da Informação.

O MAM, sigla que vem do inglês Media Asset Management e que significa gerenciamento de ativos de mídia, é um sistema composto por um servidor com uma capacidade de armazenamento de 64 terabytes, interligado, através de fibra ótica, a uma unidade robótica, com um sistema de armazenamento em fitas LTO e com capacidade de 144 terabytes. Isso ampliou em 1.500% a capacidade de armazenamento interno do CCOMSEx. Além disso, o software Alfred, desenvolvido pela empresa Imagenharia, possibilita a inserção de conteúdo nesse sistema, a transcodificação, a edição em proxy, a catalogação, o gerenciamento de mídia, o arquivamento e a pesquisa.

O sistema é colaborativo. Fotógrafos, cinegrafistas e editores lançam e classificam o conteúdo, que pode ser acessado pelos usuários em uma busca simplificada por palavras-chave. Para o Primeiro-Sargento Alex Pozzebon Bortoluzzi, editor e cinegrafista do CCOMSEx, todos os setores ganharam em agilidade, pois as trocas de informações foram facilitadas, já que vídeos, fotos e áudios estão acessíveis em um único sistema de armazenamento. “Desde a implantação do MAM, acessamos as imagens de forma rápida e do nosso próprio computador. Não precisamos mais fazer arquivamento individual em HD, o que dificultava o nosso acesso e a nossa busca”.

A implantação do MAM viabilizou a otimização dos processos de planejamento, produção e divulgação dos produtos do CCOMSEx. Para 2020, ainda está prevista a próxima versão da solução, que vai permitir a ampliação do seu uso por todas as 867 agências de comunicação social do Exército Brasileiro, contribuindo, ainda mais, para preservar e fortalecer a imagem da Força.

Translate»