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Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

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Mais um importante passo para a construção do Tonelero foi realizado pela Itaguaí Construções Navais (ICN). A empresa concluiu, na última sexta-feira, a transferência da seção 2A do submarino, da fábrica para o estaleiro.

A ação marca a fase de preparação final do Tonelero, terceira unidade construída pela ICN dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub). A peça possui 18 metros de comprimento e peso equivalente a 234 carros populares.

Durante o percurso, todos os acessos à Ilha da Madeira foram interditados sob supervisão dos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Polícia Militar (PM), que liberaram as vias assim que a seção percorreu o breve deslocamento.

Este foi mais um importante avanço operacional na escala construtiva da embarcação. Também aponta a maturidade na transferência de tecnologia absorvida pela ICN, visto que sua fabricação é realizada 100% com mão de obra brasileira, confirmando autonomia à Marinha do Brasil na fabricação dos submarinos da Classe Riachuelo.

Nas últimas semanas, vários passos importantes foram dados na consolidação do projeto. Em setembro, as equipes realizaram o embarque do eixo propulsor, responsável por transformar o torque (força) do motor elétrico em impulso (propulsão) no Tonelero.

Também em setembro, as equipes de Montagem, Solda e Tratamento Térmico da ICN realizaram o embarque da Plataforma de Ventilação no submarino. A estrutura foi movida do Estaleiro para a Fábrica e os funcionários realizaram a união das seções 2B e 3, na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), em Itaguaí (RJ).

Outros submarinos

A ICN vem dando passos largos na construção dos submarinos para a Marinha do Brasil. Recentemente, foi realizado o embarque dos 360 elementos de baterias no submarino S41 Humaitá. Em uma delicada e complexa operação, a equipe do Estaleiro de Construção (ESC) concluiu a missão, que exigiu grande concentração e comprometimento na ativação e manuseio dos elementos.

O primeiro passo, foi a energização das baterias nas oficinas de ativação. Em seguida, os elementos foram transportados até o ESC, onde foram içados por uma ponte rolante até o interior da embarcação. Por último, a equipe de elétrica tem a missão de conectar os barramentos nos elementos de baterias para permitir a realização de carga a bordo.

Anteriormente, a ICN realizou os trabalhos de finalização do submarino. A equipe do Estaleiro de Construção realizou a energização das baterias do submarino, permitindo o início dos testes dos sistemas a bordo.

O submarino S40 Riachuelo realizou mais um importante teste de mar na Baía de Itacuruçá (RJ). Trata-se da imersão estática para verificação da estabilidade da embarcação, exercício fundamental para garantir o equilíbrio dos volumes dos pesos a bordo.O S40 Riachuelo é o primeiro submarino construído pela ICN dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub). No mês passado, a Marinha do Brasil realizou a primeira navegação independente (ou seja, sem a necessidade do uso de rebocadores) com a unidade.

O equipamento foi embarcado na 2ª Seção do casco resistente, materializando mais um marco no processo de construção da terceira unidade dos submarinos classe “Riachuelo”. A missão foi cumprida graças à transversalidade das equipes, treinadas para trabalhar em total sinergia entre áreas distintas, como no caso das equipes de produção da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas e o Estaleiro de Construção.

Em outro submarino do Prosub, o S43 Angostura, as equipes da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) realizaram em agosto o embarque do primeiro tubo de lançamento de torpedos no interior do submarino. Ao todo, o Angostura será equipado com 6 tubos, com capacidade de lançar torpedos e mergulhadores. Dois deles irão lançar também mísseis e minas.

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