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Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...

As soluções do software SkyFlow, da Atech S.A., para problemas correntes que afetam usuários e aeroportos, como atrasos, cancelamento de voos e disrupções na malha aérea, foram apresentadas durante webinar realizado em 3 de novembro, pela internet. O evento, uma realização da Atech e da ADB SAFEGATE, tratou da integração das operações aéreas e gerenciamento de fluxo aéreo.

Entre os assuntos tratados no webinar estiveram as tecnologias atuais que permitem a integração entre as torres de controle de aeroportos e a gerência de fluxo da malha área. Os expositores falaram sobre a redução de capacidade de aeroportos em função de condições inesperadas, coordenação e integração entre os diversos segmentos da aviação e gerenciamento de disrupções, além de ferramentas mais apropriadas para lidar com situações e desafios do dia a dia do setor.

O gerente de Negócios da Atech, Edson Fagundes, explicou o funcionamento do sistema SkyFlow, que integra dados de voos futuros, posicionamento de aeronaves, planos de voos, informações meteorológicas e situações operacionais dos aeroportos. Por meio de dados recebidos com alguns dias de antecedência da aviação geral e companhias aéreas, o programa calcula a demanda e capacidade do espaço aéreo, podendo então prever um desbalanceamento em termos de capacidade no espaço aéreo. “O gerente de fluxo pode, então, simular as melhores soluções para esses problemas de desbalanceamento detectados, e então pode simular e aplicar medidas de gestão de fluxo”, disse.

Fagundes destacou que quanto mais informações atualizadas recebe o SkyFlow, mais ele poderá prever possíveis desequilíbrios no espaço aéreo. “Nós também somos passageiros e sabemos que, muitas vezes, não é apenas um voo que sofre atrasos, mas um grupo de voos que pode atrasar. Quando um desequilíbrio é detectado, todos os envolvidos desta cadeia são então convocados uma sessão de análise e decisão colaborativa, via acesso a uma plataforma única, via os algoritmos de gestão de fluxo que o SkyFlow possui, eles podem então simular as melhores medidas de gestão de fluxo. Desta forma, podem atuar rapidamente para reequilibrar tráfego aéreo”, disse.

Outro destaque para a tecnologia é que a integração com o sistema de torre de controle da ADB SAFEGATE é feita em “modo silencioso”. “Uma opção que evita o estresse de, no momento, um operador ter de ficar ligando ao outro. É a solução mais fácil e pacífica de se resolver tais desequilíbrios”, disse.

Estudando uma situação hipotética, Fagundes falou de um aeroporto fechado por uma hora por conta de mau tempo, o que reduz a sua capacidade. Quando o aeroporto reabrir, e sua capacidade voltar ao normal, então um novo sequenciamento de pousos e decolagens tem que estar pronto e sincronizado. Segundo ele, mais uma vez a integração entre todos os envolvidos, via uma mesma plataforma, é a chave para rapidamente reorganizar o espaço aéreo daquele aeroporto.

Christian Woborsky, gerente de produto da ADB SAFEGATE, também participou do webinar, mediado pelo gerente global de produtos da ATC, também da ADB SAFEGATE, Ieyasu Sagimoto.

Woborsky acrescentou, levando em conta a mesma situação hipotética do aeroporto fechado por uma hora, que uma medida que a ADB SAFEGATE toma é deixar as informações visíveis aos usuários dos aeroportos. “Automaticamente todos os usuários saberão os voos que foram afetados. É importante esta transparência”, destacou.

O histórico de dados do sistema SkyFlow é um item importante para tomadas de decisões, como por exemplo, manutenção dos aeroportos. “Com base no histórico de dados, oSkyFlow pode estimar o melhor horário para a manutenção, onde há uma menor demanda de voos, e em consequência, onde terá menos impacto para todos os envolvidos daquele aeroporto”, explicou Fagundes.

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