Em apoio ao Ministério da Saúde, os Navios-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Pedro Teixeira”, “Raposo Tavares” e “Amapá”, subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, partiram de Manaus (AM), no dia 19 de fevereiro, transportando usinas de oxigênio para quatro municípios do interior do Amazonas. Os equipamentos permitirão a produção de oxigênio medicinal que deve ser utilizado no tratamento de pacientes com Covid-19 nos municípios de Tapauá, Urucará, Codajás e Santo Antônio do Içá (AM).
As usinas foram doadas ao Ministério da Saúde por empresas privadas e transportadas de São Paulo (SP) para Manaus pela Força Aérea. Três delas foram embarcadas nos navios da Marinha, em Manaus, e uma foi levada direto para Tabatinga (AM), de onde será transportada pelo NPaFlu “Raposo Tavares” para Santo Antônio do Içá.
Ao todo, 250 militares estão envolvidos diretamente na atividade. O Comandante da Flotilha do Amazonas, Capitão de Mar e Guerra Carlos Eduardo Lopes da Cruz, destacou que há ainda, além das tripulações dos navios, uma logística envolvendo mais militares empenhados em contribuir na luta contra o coronavírus. “Cuidar da nossa gente é uma ideia retratada no próprio lema da Marinha e essa tarefa fazemos com muito orgulho e satisfação”, disse. A ação faz parte da Operação “Covid-19” do Ministério da Defesa.
Trabalho Marítimo
A Diretoria de Portos e Costas (DPC) participou de reunião com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPT), no dia 10 de fevereiro, a fim de abordar desafios e aspectos técnicos multidisciplinares na aplicação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo, no contexto brasileiro.
Aprovada em 2006 pela Organização Internacional do Trabalho (ILO), agência especializada da Organização das Nações Unidas para assuntos trabalhistas, a Convenção propõe diretrizes para o estabelecimento de direitos e condições de trabalho aos profissionais marítimos, em um esforço para unificar as diversas legislações existentes e reduzir as desigualdades de oportunidades, em âmbito internacional.
Na reunião, foi ressaltada a importância da integração de todas as autoridades envolvidas com a Autoridade Marítima Brasileira. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança