No dia 10 de fevereiro, foi inaugurado o Centro de Processamento Celular (CPC) do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), no Rio de Janeiro (RJ). O CPC presta apoio à Unidade de Transplante de Medula Óssea e tem por finalidade o processamento, preservação e disponibilização de células-tronco hematopoiéticas para terapia com transplante de medula óssea.
Esta terapia de alta complexidade exigiu importante investimento em qualificação técnica dos profissionais e infraestrutura, o que resultará em melhoria expressiva na qualidade do atendimento a pacientes com doenças hematológicas. A autonomia do HNMD em realizar transplante de médula óssea autólogo, no seu próprio Sistema de Saúde, é um marco para a Marinha, pioneira nas Forças Armadas nesta terapêutica.
A inauguração contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; do Diretor de Saúde da Marinha, Vice-Almirante (Md) Luiz Claudio Barbedo Fróes; do Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Doutor Carlos Alberto Chaves de Carvalho; do Diretor do Hospital Naval Marcílio Dias, Contra-Almirante (Md) Humberto Giovanni Canfora Mies; e do Vice-Diretor do Hospital Naval Marcílio Dias, Contra-Almirante (Md) Oscar Artur de Oliveira Passos.
CTMSP
O Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP) e a Universidade de São Paulo (USP) unem esforços na fabricação de ventiladores de suporte respiratório emergencial (respiradores) para pacientes de Covid-19. Denominados Inspire, 40 unidades desses foram entregues em Manaus, no Amazonas, e 5 unidades em Ribeirão Preto, em São Paulo, no mês de janeiro. A fabricação do equipamento é realizada desde julho de 2020.
O Inspire foi projetado e desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da USP (Poli-USP). O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), sob coordenação do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo, é responsável pelo apoio técnico, produção e montagem dos equipamentos. Equipe do Corpo de Engenheiros da Marinha e de militares especializados estão exclusivamente dedicados ao Projeto dos respiradores, além de profissionais da Poli-USP.
As atividades da equipe técnica da Marinha consistem na montagem do equipamento Inspire, testes de funcionamento, testes finais em um simulador de pulmão mecânico, geração de práticas operacionais e implantação do sistema de gestão da qualidade. Todas seguindo as práticas de montagem e em conformidade às normas vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Além do apoio técnico e das montagens dos equipamentos Inspire, a Marinha também faz o apoio logístico do transporte terrestre dos aparelhos do Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo, até o aeroporto de Guarulhos. Em Manaus, a Força Naval, por meio do Centro de Intendência da Marinha em Manaus, é responsável por coletar, armazenar e, posteriormente, distribuir os equipamentos às unidades de saúde. As informações são da Marinha do Brasil e do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança