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Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, debateu as demandas em ferrovias com os senadores Dário Berger e Esperidião Amin, com a deputada  Ângela Amin e com o representante do deputado Carlos Chiodini, Fábio Lima. O tema foi abordado em reunião na sede da entidade, em Florianópolis, nesta terça-feira, dia 6. “As ferrovias são urgentes e essenciais para Santa Catarina. Temos convicção de que a falta de uma infraestrutura adequada é o principal gargalo para o desenvolvimento. Está na hora de levantarmos a voz por Santa Catarina”, afirmou Aguiar.

“Santa Catarina já teve uma malha ferroviária maior do que temos hoje e para nossa surpresa e insatisfação não estamos contemplados no Plano Logístico Nacional (PNL) como um estado possível para receber investimentos ferroviários, a não ser ferrovias de passagem. Vale lembrar que somos o segundo estado com maior movimentação de contêineres do Brasil. Movimentamos no ano passado 20,2% do total nacional e 12,5% da cabotagem. Isso mostra que somos uma plataforma logística importantíssima para o país”, declarou Aguiar.

O presidente da FIESC destacou ainda que os principais portos do país e do mundo têm ligação ferroviária. “Os que não têm ferrovia são os de Santa Catarina. E aqui temos o porto de Itajaí, segundo em movimentação no país, e Itapoá, que ocupa a quinta posição no Brasil”, completou. Ele também reforçou a necessidade de fazer um projeto de intermodalidade, que é fundamental para direcionar o crescimento do estado, e informou aos parlamentares que os três estados do sul estão unindo forças para defender as demandas comuns e criaram o movimento Sul Pujante.

“Os três estados do Sul podem fazer um plano cooperativo. Me congratulo com essa visão. Se estivermos juntos, seremos mais fortes”, disse o senador Amin.

O senador Dário Berger, que preside a Comissão de Infraestrutura do Senado, propôs a criação de uma agenda mínima das demandas catarinenses, tendo em vista a falta de recursos para executar todas as obras necessárias. “Preciso muito das entidades organizadas para avançarmos naquilo que precisamos avançar”, declarou.

A deputada federal Ângela Amin, que assumiu a coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense, lamentou a desativação de ferrovias ao longo dos anos no estado. “É lamentável esse retrocesso. Se não nos unirmos, vamos ficar para trás”, disse.

O deputado Chiodini é presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e não pode participar por conta de reunião da comissão agendada para o mesmo horário.

Em sua apresentação, o secretário-executivo da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da FIESC, Egídio Martorano, observou que Santa Catarina não tem sequer um norte para as ferrovias, um projeto de consenso. “Desde 2001, já gastamos R$ 26 milhões em projetos ferroviários, com dinheiro público, e não temos sequer um projeto”, afirmou. Ele disse que a FIESC apresentou proposta para o Ministério da Infraestrutura para atualizar os Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) dos projetos ferroviários catarinenses de forma integrada, considerando as cargas de valor agregado. Desta forma, torna viável a execução de ferrovias no estado.

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