O próximo Comandante da Combined Task Force 151 (CTF-151), Contra-Almirante André Luiz Andrade Felix, acompanhado de comitiva, visitou a sede da Combined Maritime Forces (CMF), no Bahrein, entre os dias 11 e 13 de abril.
A visita incluiu reuniões operativas e administrativas com o Subcomandante da CMF, Comodoro Ed Ahlgren, da Marinha Real Britânica, e membros do seu Estado-Maior, e também com o Comodoro Abdul MUNIB, da Marinha do Paquistão, atual comandante da CTF-151, e seu Estado-Maior, que atualmente possui dois Oficiais da Marinha do Brasil (MB).
Na sede da CTF-151, a delegação brasileira recebeu um briefing detalhado sobre as atividades de combate à pirataria em andamento na Área de Operações da CMF. “Não houve nenhum incidente de pirataria em nossa área de operações no ano passado, o que é uma conquista significativa, pois a área de operações é muito grande”, declarou o atual Chefe do Estado-Maior da CTF-151, Capitão de Mar e Guerra ADNAN Laghari, da Marinha do Paquistão.
O Contra-Almirante Felix, por sua vez, afirmou ser uma grande oportunidade e também uma grande responsabilidade para o Brasil comandar esta Força-Tarefa multinacional pela primeira vez. “Sentimo-nos muito honrados por poder apoiar a CMF. Esperamos que seja uma experiência mutuamente gratificante e que possamos dar continuidade ao ótimo trabalho realizado na CTF-151 ao longo dos anos”.
O Paquistão assumiu, pela 9ª vez, o Comando da CTF-151 em dezembro de 2020 e deve passar para o Brasil em junho deste ano. Será a primeira vez que um país sul-americano receberá o Comando da CTF-151.
São Tomé e Príncipe
O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” esteve fundeado em São Tomé e Príncipe no período de 26 a 28 de março, com o propósito de realizar ação de presença, apoiar as atividades desenvolvidas pela Missão de Assessoria Naval do Brasil, além de realizar uma ação humanitária com a doação de material arrecadado no Brasil pelas Igrejas Católica e Evangélica para a população carente de São Tome e Príncipe.
A cerimônia de doação foi realizada a bordo do NPaOc “Araguari”, presidida pelo Embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe, Vilmar Rogeiro Coutinho Junior, sendo entregue às Autoridades Eclesiásticas cerca de 1,5 tonelada de insumos médicos, cadeiras de roda, material escolar, roupas e alimentos.
No contexto da Operação “Obangame Express/2021”, coordenada pela Missão de Assessoria Naval, foram realizados adestramentos teóricos e práticos de abordagem cooperativa e não cooperativa que tiveram como objetivo promover a cooperação e a troca de experiências entre os participantes, principalmente no que se refere às doutrinas utilizadas pelo Brasil, proporcionando à Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe (GCSTP) o incremento na formação e treinamento das equipes de abordagem que atuam nas águas jurisdicionais santomenses. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança