A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) intensificou, no dia 25 de abril, as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de patrulhamento, na Baía de Todos-os-Santos (BTS). A operação teve a participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador (SEDUR) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA), tendo como objetivo combater crimes ambientais, infrações à LESTA/RLESTA e a atividade irregular de turismo náutico por embarcações.
Os Agentes da SEDUR e a equipe da PMBA atuaram na fiscalização das embarcações com a finalidade de coibir a realização de eventos clandestinos e crimes ambientais.
Foram realizadas ações de presença em localidades que ficam no entorno da BTS e nos principais terminais de transporte de passageiros e turistas. A LAEP-7 “Stella Mares” e duas motos aquáticas da CPBA foram empregadas; além da lancha blindada “Carauna” e do Aviso de Patrulha “Dourado”, ambos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste. Foram abordadas 35 embarcações, sendo 9 notificadas e 3 apreendidas. Adicionalmente, foram realizados testes de alcoolemia nos condutores de embarcações.
Por ocasião das abordagens, em proveito da Operação de Combate ao Lixo no Mar, os militares distribuíram sacolas plásticas biodegradáveis estampadas com a marca da Marinha e com a mensagem “Mar Limpo é Vida”, e instruíram as tripulações sobre a importância de descartar corretamente o lixo que é gerado a bordo das embarcações.
Helicópteros
Militares do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte participaram (Esquadrão HU-41), no período de 21 a 25 de abril, de atividade, no contexto da Operação “Verde Brasil II”, com o objetivo de realizar ações repressivas contra delitos ambientais no Parque Nacional da Serra do Pardo e Estação Ecológica Terra do Meio, nos municípios de São Felix do Xingú (PA) e Altamira (PA).
A ação do Esquadrão HU-41 ocorreu em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e em conjunto com a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Força Nacional e Polícia Militar do Pará.
Durante a operação da qual participou o Esquadrão HU-41, foram reconhecidas 20.000 km² de área, mais de 40 hectares foram embargados, dois autos de infração lavrados, R$ 480.000 em multas aplicadas, apreendidas uma retroescavadeira e duas dragas e, ainda, confirmados por reconhecimento aéreo 52 pontos de desmatamento.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança