A Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), por meio do Termo de Fomento junto à Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), tornou público, ao final de 2020, o Edital de Apoio aos Grupos de Foguetes Acadêmicos, que teve como finalidade apoiar projetos que visam contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no país. O edital contemplou 19 instituições, por meio de 23 propostas, sendo que, destas, duas partiram do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM.
O resultado foi fruto da colaboração entre duas equipes de foguetes do CT, o Rocket Lab e a Tau Rocket, que coordenaram esforços para concorrer em duas categorias distintas, buscando maximizar o retorno para a Instituição, tanto em recursos como em reconhecimento dentro do setor aeroespacial nacional. Para as 23 propostas aprovadas foram disponibilizados R$ 265 mil. Deste valor, R$ 30 mil foram destinados para UFSM.
O coordenador da equipe Rocket Lab, professor Marcelo Serrano Zanetti, vinculado ao Departamento de Eletrônica e Computação do CT e atual coordenador substituto do curso de Engenharia de Telecomunicações, explica que os recursos serão utilizados na aquisição de materiais, equipamentos e no desenvolvimento de infraestrutura para ensino, pesquisa e extensão, incluindo a criação do Laboratório de Propulsão Espacial.
“Esse resultado contribuirá significativamente para a consolidação das equipes de foguete da UFSM. Isso é de fundamental importância, pois projetos de foguete requerem competências em diversas áreas do conhecimento, gerando oportunidades para envolver discentes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da Instituição”, destaca Zanetti, salientando ainda o forte alinhamento com as novas diretrizes curriculares nacionais, que preconizam metodologias ativas de aprendizado, assim como são as baseadas no desenvolvimento de projetos reais.
Outro ponto destacado pelo professor é o papel deste edital dentro da estratégia maior da AEB no fomento ao Programa Espacial Brasileiro (PEB). Além de liberar recursos para o referido edital, a AEB vem organizando diversas oficinas e conteúdos preparados por especialistas do setor espacial nacional para profissionalizar as equipes, elevando o nível de maturidade, e desta forma, possibilitar a formação de profissionais mais aptos para contribuir no desenvolvimento do PEB, atuando nas diversas instituições relacionadas e, principalmente, na iniciativa privada.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança