O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizará amanhã (12), às 9 horas, o 1º Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial. Atendendo os protocolos sanitários, a participação do público em geral será realizada de forma on-line e as inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link.
O evento discutirá o papel estratégico do acúmulo de capacidades pelas empresas aeroespaciais, por meio das compensações tecnológicas, industriais e comerciais (offset) advindas das aquisições da Força Aérea Brasileira.
Inspeção
No último dia 20, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) foi inspecionado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Os trabalhos tiveram início às 8h15, no Auditório Azul, com a apresentação do DCTA, centrada nos dados da última inspeção e nos prazos dos relatórios que deverão ser elaborados. Em seguida, o Diretor do IFI, Cel Av Luciano Barbosa Magalhães, fez a apresentação do Instituto, destacando sua estrutura organizacional, suas realizações nos últimos meses e os principais óbices para o futuro. Na sequência, o Diretor-Geral do DCTA, Ten Brig Ar Hudson Costa Potiguara, proferiu algumas palavras que deram início aos trabalhos de inspeção.
A inspeção setorial feita pelo DCTA em todas as suas organizações militares subordinadas tem como referência a ICA 121-6, de 2019. Neste ano, a exemplo do que ocorreu no ano passado, as restrições impostas pelo combate ao coronavírus limitaram as áreas inspecionadas presencialmente. Desse modo, uma equipe de 16 inspetores e auxiliares, lideradas pelo Cel Int Paulo José da Silva Souza, concentrou-se no acompanhamento das atividades dos seguintes setores: Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Controle Interno, Infraestrutura e Patrimônio, Tecnologia da Informação, Capacitação, Segurança e Governança. As áreas que ficaram de fora da inspeção presencial, todavia, responderam a um questionário com perguntas relativas às obrigações de cada setor.
Segundo o Diretor do IFI, as atividades de inspeção são uma oportunidade de aprimoramento para o Instituto. “Vejo a inspeção com bons olhos. Trata-se de uma oportunidade que temos de rever problemas, adequar processos e trabalhar com certas coisas que, pelo foco na atividade-fim, não temos tempo de priorizar. A inspeção representa ainda um alinhamento com as diretrizes do DCTA e uma oportunidade de mostrar a excelência de nosso trabalho”.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança