Quase 16 anos após a 11ª Brigada de Infantaria Blindada, em Campinas (SP), ser transformada em 11ª Brigada de Infantaria Leve, chegam as primeiras viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) Guarani, da Iveco. A vinda dos novos veículos inicia o processo de transformação dessa Grande Unidade em 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
A VBTP Guarani foi desenvolvida com tecnologia nacional, projetada e fabricada pela Iveco Veículos de Defesa do Brasil, localizada em Sete Lagoas (MG). A principal característica dessa nova família de blindados é o design modular, que permite incorporar diferentes torres, armas, sensores e sistemas de comunicações para o mesmo carro. Trata-se de uma viatura anfíbia, com tração nas seis rodas e proteção antiminas, capaz de transportar até 11 tripulantes.
A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Campinas, Dário Saad, que realizou batismo da primeira unidade, que levará o nome da cidade.
Argentina
A Iveco caminha a passos largos para oficializar a venda de um lote do veículo VBTP-MR 6×6 Guarani para o Exército argentino. Entre os dias 7 e 11 de junho, a companhia enviou uma unidade do blindado para o Programa VCBR do Exército Argentino.
Em solo argentino, ocorreu a primeira etapa de testes e avaliações técnico-operacionais. O Guarani foi testado em estradas sem nenhum tipo de preparo e trilhas, onde foi submetido a uma série de obstáculos.
No dia 10 de junho foi realizada uma excursão ao campo tendo como marco a Laguna Las Encadenadas, localizada entre os bairros de Pigué e Tornquist, a 100 quilômetros de Bahía Blanca.
Os testes foram concluídos com um curso de operação do sistema de armas Guarani SARC-REMAX, ministrado a tropas argentinas por representantes da empresa Ares.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança