A Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), do Ministério da Defesa, publicou a atualização da Lista de Produtos de Defesa (Liprode) por meio da Portaria SEPROD/SG-MD nº 5.216, publicada no Diário Oficial da União no dia 22 de dezembro. A relação estabelece os produtos que estarão sujeitos ao controle de exportação e/ou importação pela pasta.
A atualização da lista de produtos de defesa será realizada uma vez por ano ou sempre que houver necessidade, e participarão da reunião para esse fim representantes do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores e das Forças Armadas, sob a coordenação da SEPROD.
Força da BID
A Liprode representa um grande avanço para a Indústria de Defesa e Segurança do país. Por intermédio dela, é possível mensurar a produção do que foi importado e exportado. Com isso, pode-se verificar a importância da Base Industrial de Defesa (BID) na economia e no avanço tecnológico.
Este ano, a Seprod desenvolveu várias iniciativas de cunho estratégico em prol da indústria nacional, o que pode ser percebido pelo recorde de exportações autorizadas, que superou US$ 1,6 bilhão em um setor que emprega 2,9 milhões de pessoas e representa 4,78% do PIB nacional.
Fonte: Ministério da Defesa