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NOTÍCIAS

Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...

A preocupação sobre a possibilidade de interferência do 5G nos sistemas aeronáuticos, mais especificamente nos radares altímetros, que tomaram os portais de notícias após o cancelamento de mais de 300 voos nos Estados Unidos na última quarta-feira (19) não é novidade.

Este assunto já vem sendo discutido no setor aeronáutico desde abril de 2020 pelos membros da RTCA (Radio Technical Commission for Aeronautics), a qual publicou, em outubro de 2020, um relatório completo sobre os possíveis impactos da implementação do 5G na segurança de voo.

A preocupação levantada pela RTCA e acolhida pela FAA (Federal Aviation Administration), a ANAC americana, está no fato da faixa de frequência para uso do 5G nos EUA ser muito próximo da faixa de frequência de operação do radar altímetro. O 5G nos EUA funciona de 3,7 a 3,98 GHz enquanto os radares altímetros operam de 4,2 a 4,4 GHz.

Segundo a RTCA em seu relatório publicado em 2020, o radar altímetro é o único equipamento a bordo capaz de fornecer com precisão a altitude da aeronave do solo ou de obstáculos sob o solo. Essa informação é repassada a importantes sistemas para a segurança de voo. Dentre esses sistemas incluem os sistemas de controle de voo e de pouso automático, utilizados para pouso em condições de baixa visibilidade.

O radar altímetro funciona através da emissão e recepção de sinais de rádio na faixa de frequência de 4,2 a 4,4 GHz. Através da medição do tempo de retorno do reflexo do sinal no solo é possível determinar a altitude. Como o sinal refletido chega à aeronave com baixa potência a recepção do radar altímetro possui boa sensibilidade para permitir a medição de forma adequada.

Desta forma, outros sinais na mesma faixa de frequência oriundos de outras fontes, como o 5G, podem ser percebidos pelo radar altímetro e implicar em uma medição errada de altitude. Embora o 5G nos EUA não opere exatamente na mesma faixa de operação dos radares altímetros, a transmissão do sinal 5G pode conter espúrios, ou seja, pode conter sinais gerados não intencionalmente na faixa de operação dos radares altímetros. Além disso, os radares altímetros são projetados para captar sinais de baixa potência, de forma que sinais com potência alta em frequências adjacentes a sua operação podem ser detectados.

Dentro desse cenário, a LACE tem muito a colaborar, uma vez que está envolvida tanto no setor aeronáutico quanto em projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à tecnologia 5G. Podendo apoiar em soluções de testes dos radares altímetros, para validar que eles não sofrem interferência de sinais 5G. Assim como na implementação de uma solução efetiva, como o desenvolvimento de filtros de radio frequência, dispositivos que adicionam uma barreira extra e impedem que os radares altímetros sofram interferências dos sinais adjacentes com alta potência.

Fonte: Artigo publicado no Lnkedin pela Lace, empresa associada à ABIMDE

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