O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) promoveu a substituição de oficiais na função de Assessor do Delegado Permanente do Brasil junto à Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), na cidade de Montreal, Canadá.
Após dois anos no desempenho da mencionada função, o Coronel Aviador Mauro Carrinho de Moura foi substituído pelo Tenente-Coronel Aviador Luiz Eduardo de França Scovino.
Criada em 1944, a OACI é a Agência especializada das Nações Unidas responsável por promover o desenvolvimento seguro e ordenado da aviação civil internacional, contando atualmente com 193 países membros. Nesse contexto, cabe ressaltar que o Brasil é classificado no Conselho da OACI como um dos 11 países com maior importância para o transporte aéreo global.
Além de atuar como Assessor do Delegado Permanente do Brasil, o oficial aviador indicado pelo DECEA compõe a Comissão de Navegação Aérea (ANC) da OACI, que se constitui como o principal Órgão técnico para assessoramento do Conselho da OACI.
O Coronel Mauro retorna ao Brasil para assumir o cargo de Comandante do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Unidade do DECEA responsável pela área de maior densidade de fluxo de tráfego aéreo do Brasil.
O novo assessor
O Tenente-Coronel França ingressou na Força Aérea Brasileira em 1998, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Sua trajetória no DECEA teve início em 2010, no Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), onde obteve a qualificação de Piloto Inspetor e exerceu como principais funções a chefia da Seção de Aferição e de Equipamentos Especiais e a chefia da Seção de Material.
Após o GEIV, o oficial serviu no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), tendo chefiado o Centro Operacional Integrado (COI), exercido a função de Adjunto da Divisão de Operações e atuado como chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo (SIPACEA). Além disso, o Tenente-Coronel França serviu no Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, tendo chefiado a Divisão de Planejamento.
“É um orgulho muito grande fazer parte da Delegação Brasileira na OACI. O Brasil é um país estratégico nesse setor e deve participar ativamente dos fóruns que conduzem a aviação civil internacional. Nesse contexto, vale destacar a excelência dos serviços prestados pelo Comando da Aeronáutica e pelo DECEA, pois o espaço aéreo brasileiro é classificado pela própria OACI, por meio de suas auditorias, como um dos mais seguros do mundo”, declarou o Tenente-Coronel França ao assumir a função.
As informações são do DECEA e da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança