Na última quinta-feira (10), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, recebeu visita do Embaixador do Brasil nomeado para o Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho.
Durante o encontro, foi destacado o excelente relacionamento entre Brasil e Paraguai na área militar e o interesse da embaixada daquele país em viabilizar ações relacionadas ao aumento de intercâmbios acadêmicos.
Senegal
Em fevereiro, o Adido de Defesa do Brasil no Senegal, Capitão de Mar-e-Guerra Raphael Gustavo Frischgesell, reuniu-se com o Subchefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas do Senegal, General de Divisão Mamadou Gaye. Os representantes trataram de assuntos ligados à Defesa.
Na reunião, foram abordados temas relacionados ao Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa, como aquisição de produtos e serviços de defesa, e oferta de capacitação de militares senegaleses em escolas de formação no Brasil.
O representante das Forças Armadas senegalesas mencionou a importância das ações da Missão Brasileira de Cooperação em Engenharia Militar (MBCEM) e da participação de navios da Marinha do Brasil em operações no continente africano.
Relações internacionais
Adido militar é o cargo exercido por um oficial das Forças Armadas acreditado junto a uma representação diplomática. Ele atua em estreita ligação com as autoridades militares locais, com diversas atribuições, tais como prestar informações ao Estado-Maior da Força representada e dirigir as comissões militares que lhe forem diretamente subordinadas, entre outras.
Em 2021 vários eventos foram realizados pelo Ministério da Defesa para reforçar as boas relações com diversos países. Em agosto, aconteceu o Simpósio de Atualização para os Adidos de Defesa de Nações Amigas, com o objetivo de fortalecer o relacionamento, no campo militar, com países que possuem adidos acreditados no Brasil.
O ciclo de palestras iniciou com abordagem sobre o relacionamento do Adido de Defesa estrangeiro com o MD. Em seguida, houve a apresentação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) sobre normas e procedimentos de privilégios e imunidades. Ao final, a apresentação da Estratégia Nacional de Defesa.
O presidente da Associação de Adidos Militares Acreditados no Brasil (AAMAB), Coronel Aviador Sergio Adolfo Rojas Schwemmer, do Chile, ressaltou a importância do evento como uma troca de experiências. “É uma oportunidade de conhecer onde estamos prestando nossos serviços no Brasil, a estrutura militar e qual a missão em que cada um da defesa tem de cumprir”, explicou.
No último dia de palestras os temas tratados foram direcionados para a área industrial de defesa e proferidas por representantes da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do MD, da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (EMBRAER) e pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL).
O encerramento ocorreu após uma demonstração no pátio do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), que simulou a contenção de uma manifestação.
Participaram do evento 48 representantes (entre Adidos e Adjuntos) de países como: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bangladesh, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia, El Salvador, Equador, Espanha, França, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Israel, Itália, Japão, México, Namíbia, Nigéria, Paquistão, Peru, Senegal, Suécia, Tailândia, Turquia, Uruguai e Vietnã.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança