O Ministério da Defesa, por meio da Escola Superior de Defesa (ESD), disponibilizou instalações, em Brasília, para abrigar 26 afegãos, de sete famílias. O acolhimento teve início em outubro de 2021.
A ação, de caráter humanitário, envolve o Ministério da Defesa, o Ministério das Relações Exteriores, a Casa Civil da Presidência da República, além da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Além do alojamento, os afegãos receberam aulas de português nas instalações da ESD, ministradas por professores da Universidade de Brasília (UNB).
Ucrânia
No dia 10, duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) – um KC-390 Millennium e um VC-99B Legacy – chegaram a Brasília (DF) com 68 passageiros que deixaram a Ucrânia. A ação do Governo Federal, denominada Operação Repatriação, garantiu a segurança de brasileiros e estrangeiros que estavam naquele país e promoveu cooperação humanitária, com o transporte de 11,6 toneladas de donativos doados pelo Brasil. O esforço contou com a participação conjunta das pastas da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE), da Infraestrutura (MINFRA), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Saúde.
Os passageiros, que embarcaram em Varsóvia, capital da Polônia, no início da noite de quarta-feira (09), pousaram na capital federal, às 12h25. Ao todo, foram 43 brasileiros (12 menores), 19 ucranianos (3 menores), 5 argentinos (1 menor), 1 colombiano e 10 pets.
Operação Repatriação
A missão de repatriação teve início no dia 7, com a decolagem de uma aeronave KC-390 Millennium, que partiu de Brasília para Varsóvia. Durante o percurso de ida e de volta, ocorreram paradas técnicas, em Recife (Brasil), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e em Lisboa (Portugal).
No mesmo voo, foram transportadas 11,6 toneladas de doação para a população ucraniana, atendendo à solicitação do governo ucraniano. A cooperação humanitária incluiu 50 purificadores de água, em torno de 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos, doados pelo Ministério da Saúde.
O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul e um dos projetos estratégicos da Defesa.
Tradição das Forças Armadas
A doutrina militar conceitua a atual ação como “Operações de Recuperação de Nacionais”. O preparo e o emprego dos militares em ações dessa natureza, assim como outras de caráter de cooperação humanitária, é uma tradição no histórico das Forças Armadas, que estiveram presentes no Líbano (2006 e 2020); em Wuhan, na China (2020); e no Haiti (2021).
Neste ano, a Operação Repatriação reforça o compromisso do Governo Federal de cuidar dos cidadãos brasileiros, aqui ou no exterior. Em alinhamento com tal diretriz, a Defesa cumpre o Objetivo Nacional de Defesa nº V – “Salvaguardar as pessoas, os bens, os recursos e os interesses nacionais situados no exterior” (Política Nacional de Defesa).
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança