A partir desta quarta-feira (16/03), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição de referência em ensino e pesquisa no Brasil e no mundo, abre as portas para a Exposição “Voo para o Futuro”, que apresenta a réplica da aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB), o caça F-39 Gripen, desenvolvido pela empresa Saab.
A aeronave reproduzida em tamanho real, chega em solo carioca para compartilhar com o visitante a mesma experiência de um piloto de caça na cabine de pilotagem. Com aproximadamente 15 metros de comprimento, oito de largura e quatro de altura, a réplica foi produzida em fibra de vidro, madeira e metal. Fazem parte do protótipo os armamentos que acompanham a aeronave, como os mísseis IRIS-T e Meteor. O painel está apresentado em modo operacional, onde é possível visualizar algumas funcionalidades. A maquete pertence a empresa Saab, fabricante do Gripen.
Na cerimônia de inauguração, realizada nessa terça-feira (15/03), estiveram presentes o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, representando o Comandante da Aeronáutica; o Presidente da FGV, Professor Doutor Carlos Ivan Simonsen Leal; o Diretor da Saab do Brasil, Bengt Janér; além de demais autoridades militares e convidados.
Durante a solenidade, o Diretor da SAAB, Bengt Janér, disse que o programa fortalece os laços entre a Suécia e o Brasil por sua parceria estratégica. “A aquisição do sistema Gripen representa não apenas um aumento substancial na capacidade operacional da FAB de defender seu espaço aéreo, fronteiras e riquezas naturais, mas também um grande salto tecnológico para o Brasil, por meio do maior programa de transferência de tecnologia em curso no país”, salienta.
Para o Presidente da FGV, a instituição de ensino que tem a missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional, a defesa é a essência de um país. Ele citou, como exemplo, o freio ABS dos carros, um sistema eletrônico complementar ao sistema de freio que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca de emergência. “O freio ABS veio a partir da tecnologia de um jato de guerra francês da década de 60. Aprender a organizar projetos complexos, desenvolver métodos tem um efeito educativo gigantesco”, disse.
O Major – Brigadeiro Madureira agradeceu a Fundação Getúlio Vargas pela parceria e pelo seu trabalho de comprometimento com o desenvolvimento nacional. “Esta exposição mostra o mais novo integrante da Força Aérea, o Gripen, resultado do programa F-X2, que representa a elevação das capacidades da Força Aérea e a nação brasileira a um novo patamar tecnológico e estratégico”, finaliza o Oficial-General.
A exposição é gratuita e está aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia, até o dia 6 de abril.
Local: Esplanada do Centro Cultural da FGV (Praia de Botafogo, 186)
Período: Até 6 de abril
Visitação aberta ao público com agendamento prévio: https://evento.fgv.br/gripenfab
Horário: 10h às 20h (segunda à sexta) e 8h às 18h (sábados e domingos)
Faixa etária: a partir de 5 anos (menores de 18 anos, acompanhados de responsável)
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança