Na última quinta-feira (17), duas empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) receberam visitas do Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.
Na comitiva, estavam o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; dentre outros Oficiais-Generais.
A comitiva visitou as instalações da fábrica da Taurus, em São Leopoldo (RS), empresa com 82 anos de atuação no País; e também a sede da AEL Sistemas, em Porto Alegre (RS), empresa brasileira dedicada a sistemas eletrônicos e tecnologias militares e aeroespaciais, e onde são desenvolvidos diversos projetos e produtos para a FAB.
Na avaliação do Assessor Especial de Planejamento do MD, General de Brigada R/1 Fernando Marques de Freitas, o evento “atingiu todos os objetivos propostos, ligados à construção de indicadores estratégicos, que irão permitir, entre outros instrumentos, acompanhar o PESD”.
Exposição
Desde a última quarta-feira (16/03), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição de referência em ensino e pesquisa no Brasil e no mundo, abre as portas para a Exposição “Voo para o Futuro”, que apresenta a réplica da aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB), o caça F-39 Gripen, desenvolvido pela empresa Saab.
A aeronave reproduzida em tamanho real, chega em solo carioca para compartilhar com o visitante a mesma experiência de um piloto de caça na cabine de pilotagem. Com aproximadamente 15 metros de comprimento, oito de largura e quatro de altura, a réplica foi produzida em fibra de vidro, madeira e metal. Fazem parte do protótipo os armamentos que acompanham a aeronave, como os mísseis IRIS-T e Meteor. O painel está apresentado em modo operacional, onde é possível visualizar algumas funcionalidades. A maquete pertence a empresa Saab, fabricante do Gripen.
Na cerimônia de inauguração, realizada nessa terça-feira (15/03), estiveram presentes o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, representando o Comandante da Aeronáutica; o Presidente da FGV, Professor Doutor Carlos Ivan Simonsen Leal; o Diretor da Saab do Brasil, Bengt Janér; além de demais autoridades militares e convidados.
Durante a solenidade, o Diretor da SAAB, Bengt Janér, disse que o programa fortalece os laços entre a Suécia e o Brasil por sua parceria estratégica. “A aquisição do sistema Gripen representa não apenas um aumento substancial na capacidade operacional da FAB de defender seu espaço aéreo, fronteiras e riquezas naturais, mas também um grande salto tecnológico para o Brasil, por meio do maior programa de transferência de tecnologia em curso no país”, salienta.
Para o Presidente da FGV, a instituição de ensino que tem a missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional, a defesa é a essência de um país. Ele citou, como exemplo, o freio ABS dos carros, um sistema eletrônico complementar ao sistema de freio que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca de emergência. “O freio ABS veio a partir da tecnologia de um jato de guerra francês da década de 60. Aprender a organizar projetos complexos, desenvolver métodos tem um efeito educativo gigantesco”, disse.
O Major – Brigadeiro Madureira agradeceu a Fundação Getúlio Vargas pela parceria e pelo seu trabalho de comprometimento com o desenvolvimento nacional. “Esta exposição mostra o mais novo integrante da Força Aérea, o Gripen, resultado do programa F-X2, que representa a elevação das capacidades da Força Aérea e a nação brasileira a um novo patamar tecnológico e estratégico”, finaliza o Oficial-General.
A exposição é gratuita e está aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia, até o dia 6 de abril.
Local: Esplanada do Centro Cultural da FGV (Praia de Botafogo, 186)
Período: Até 6 de abril
Visitação aberta ao público com agendamento prévio: https://evento.fgv.br/gripenfab
Horário: 10h às 20h (segunda à sexta) e 8h às 18h (sábados e domingos)
Faixa etária: a partir de 5 anos (menores de 18 anos, acompanhados de responsável)
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança