M
Logo Rossi Comunicação

© 2025 CityPubli

Logo Rossi Comunicação
Logo Rossi Comunicação

NOTÍCIAS

Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...

Desde o último dia 12, ao acessar a página da Marinha do Brasil (MB) na internet, os leitores têm acesso a um novo canal de divulgação. A Agência Marinha de Notícias, inaugurada em Brasília, produz informações sobre defesa, mentalidade marítima, economia do mar, tecnologia e outros assuntos relacionados ao universo da instituição.

O conteúdo disponibilizado segue os critérios de noticiabilidade consagrados pelos veículos de comunicação, como relevância, confiabilidade e interesse público. As informações estão organizadas em formato multimídia, com links, vídeos e áudios que complementam os textos e facilitam a navegação dos internautas.

“Estamos muito felizes com a oportunidade de criarmos a nossa Agência Marinha de Notícias, cujo objetivo é fortalecer a imagem e a credibilidade da Marinha, sendo uma fonte confiável de notícias e explorando temas estratégicos para a sociedade e para a Força”, afirma o diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante André Macedo.

A agilidade na divulgação de informações é uma das características mais significativas das agências, desde que foram criadas no século XIX. Fundada pelo escritor Charles-Louis Havas, em 1835, a agência francesa Havas, hoje chamada de France-Presse (AFP), é uma das pioneiras. No Brasil, a primeira foi a Agência Meridional, criada em 1931, por Assis Chateubriand.

Atualmente, algumas das agências são mundialmente conhecidas, como a Reuters. Entre as brasileiras, a Agência Estado e a Agência Brasil destacam-se pela abrangência e alcance das informações. O conteúdo produzido por esses veículos de comunicação é replicado por jornais, revistas, canais de mídias sociais, sites, emissoras de rádio e televisão de todo o país.

A internet permite que as agências criadas por organizações, como a Agência Marinha de Notícias, expandam os públicos de interesse. Além da imprensa, há outros segmentos da população a quem o conteúdo é direcionado. Nessa forma de comunicação, um dos principais desafios é produzir conteúdo com foco no interesse dos leitores.

Professor de Comunicação do Centro Universitário de Brasília, Bruno Nalon acredita que a prestação de serviço à população é um dos principais benefícios das agências de notícias institucionais. “Afinal de contas esse conteúdo que vai ser produzido pela organização que opera a agência vai ficar à disposição principalmente das populações locais. Se a gente pensar numa geografia como a do Brasil, onde há algumas regiões remotas, veículos pequenos podem se beneficiar da produção de conteúdo disponibilizada pela agência e atender a essas populações”, explica.

Para a professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Kátia Belisário, uma agência de notícias agrega credibilidade ao conteúdo e à instituição.

“Esse canal é importantíssimo porque nós estamos num momento em que a credibilidade das fontes está muito ameaçada. A agência de notícias é um selo de qualidade. É credibilidade. É fonte apurada. Bem consolidada, uma agência de notícias tem o seu papel e o seu lugar numa organização, qualquer que seja a organização”, ressalta a professora da UnB.

A possibilidade de interação é outro diferencial do novo canal de comunicação da MB. Os leitores podem se comunicar com os jornalistas, sugerindo pautas que tenham relação com a instituição.

As informações são da Marinha do Brasil.

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

 

Translate»