Entre os dias 11 e 15 de abril, os integrantes do 8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista participaram do exercício de adestramento técnico no simulador de apoio de fogo (SIMAF), da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Os Canhoneiros Alados aplicaram os conhecimentos técnicos de Artilharia de Campanha necessários ao desempenho das atividades referentes ao apoio de fogo, destacando-se aquelas relacionadas à técnica de tiro de artilharia, à observação e condução dos fogos de artilharia, à pontaria das peças de artilharia, e à exploração das comunicações rádio.
Registra-se que o moderno simulador de apoio de fogo da AMAN oferece benefícios aos integrantes de diferentes subsistemas de artilharia, tais como: cenário virtuais de diferentes ambientes operacionais; impactos simulados de armamentos orgânicos da artilharia de campanha; simulação da realização de disparos com munições de artilharia; disponibilidade de equipamentos optrônicos com visão noturna e telemetria laser; utilização de instrumentos topográficos; simulação de imagens de Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP); exploração das comunicações; dentre outros.
Recrutas
No período de 23 a 26 de abril, os recrutas do 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista (25º BI Pqdt) realizaram os primeiros saltos das aeronaves militares C-105 e C-130, na Zona de Lançamentos dos Afonsos.
Para renovar o efetivo de seus paraquedistas a cada ano, o 25º BI Pqdt conta com a 1ª Companhia de Fuzileiros Paraquedistas, subunidade responsável pela formação dos novos soldados. Ao todo, 95 recrutas passaram por um longo período de instruções, treinamento físico militar, capacitação técnica e profissional, além de uma série de exercícios no terreno, visando à realização do Estágio Básico Paraquedista.
O estágio tem a duração de três semanas e consiste nas preparações física, psicológica e técnica para tornar o militar apto a saltar de uma aeronave militar em pleno voo para lançar-se idealmente na retaguarda das linhas inimigas.
Boina Cinza
O 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth) conduziu a Operação Boina Cinza, acampamento da Instrução Individual Básica para os Soldados incorporados no corrente ano. O exercício ocorreu entre os dias 11 e 14 de abril no Centro de Instrução Duque de Caxias, localizado no município de Jaboticatubas-MG e teve como objetivos, dentre outros, aprimorar o desenvolvimento do valor moral e de atributos da área afetiva, como iniciativa, camaradagem, flexibilidade, resistência, rusticidade e perseverança.
Os soldados participaram de diversas instruções nos períodos diurno e noturno, tais como: pistas de orientação; pistas de progressão em combate; pista de primeiros-socorros; tiros de ação reflexa; sobrevivência e transposição de curso d’água.
A Operação Boina Cinza logrou pleno êxito e os recrutas agora se preparam para o período de qualificação, próximo passo na formação do militar reservista de primeira categoria.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança