A Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira, localizada em São José dos Campos (SP), completou 65 anos de existência no dia 11 de abril. Para comemorar tantos anos de histórias e recordações, foi realizado um evento que contou com a presença de autoridades, além dos alunos, que realizaram trabalhos e murais sobre a história do Patrono, além da apresentação de um vídeo com retrospectiva dos eventos já realizados.
Estiveram no evento o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; a Diretora da Escola, Kátia Alves Rabello de Araújo Santos; além de alunos e professores, entre outros.
A instituição, que atua com o lema “A Educação é a Única Solução”, é privilegiada por nascer de uma parceria consciente que busca manter um ensino de qualidade para seus alunos. “O DCTA é um parceiro fundamental. Sinto-me honrada em estar à frente desta Unidade, pois acredito que a educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo”, destacou a Diretora do Mariotto, Kátia Alves.
Localizada dentro do DCTA, a escola é arborizada, dispõe de amplo espaço para atividades recreativas e é composta por 101 pessoas dentre Diretora, Vice-Diretores, Coordenadores, Profissionais da Educação, Funcionários, Colaboradores, Gerente e Agente de Organização Escolar. O corpo discente totaliza 1.080 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Sobre a Escola Mariotto
Fundada em 11 de abril de 1957, com quatro classes, atendendo a uma clientela de 11 alunos, sob a denominação de Grupo Escolar do antigo Centro Técnico de Aeronáutica (CTA). Sua instalação deu-se graças a uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação de São José dos Campos e a Força Aérea Brasileira (FAB). O constante crescimento dos alunos levou a entidade atingir, em 1968, o total de 15 classes de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.
Em 1970, passou a ter nova denominação: Grupo Escolar “Major Aviador José Mariotto”, em homenagem ao Major Aviador José Mariotto Ferreira, piloto formado na antiga Escola de Aeronáutica dos Afonsos e, após alguns anos, formou-se Engenheiro no ITA onde fez parte do Projeto da Aeronave Bandeirante. O Major Mariotto faleceu no dia 1º de novembro de 1968.
Em 1971, dada a necessidade ao atendimento do número de alunos, sempre crescente, foi instalado o Grupo Ginásio, com três classes de 5ª série, depois foi sendo expandida até completar a 8ª série. Movidos pela mesma necessidade de atender o contingente estudantil, foi instalado, em 1975, o funcionamento do Ensino Médio.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança