Em comemoração ao Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio, e em homenagem aos 37 anos do Serviço Social na Aeronáutica, a Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) e a Assessoria de Serviço Social (ASESO) inauguraram, na última terça-feira (17/05), a exposição “A História do Serviço Social no Comando da Aeronáutica”. A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, acompanhado pelo Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.
Participaram ainda do evento, o Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra; o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves; o Diretor de Assistência Social da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira; o Subdiretor de Veteranos e Pensionistas da DIRAP, Brigadeiro Intendente Marcelo Tenório de Carvalho; o Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), Coronel Aviador Jano Ferreira dos Santos, além de outras autoridades militares e civis.
Para o Major-Brigadeiro Codinhoto, o momento é de agradecimento aos profissionais do Serviço Social que atuam a serviço da Força Aérea Brasileira (FAB). “Esse trabalho muito bem estruturado, por meio de uma linha do tempo com a cronologia dos fatos, faz com que possamos entender como funciona e vem atuando o Serviço Social da Força Aérea”, afirmou o Chefe do Estado-Maior do COMGEP.
O evento teve início com a palestra sobre a “História e Contemporaneidade do Serviço Social na FAB”, ministrada pela Professora Doutora Valéria Pereira Bastos. “A ideia é mostrar a importância da atuação do assistente social e suas dimensões, além do desenvolvimento de todos esses anos do trabalho social dentro da Força Aérea Brasileira”, destacou a palestrante.
Na ocasião, ao som da Banda de Música da Base Aérea do Galeão, foi apresentada a canção do Serviço Social escrita pelos militares do CINDACTA II. O Coronel Aviador Jano Ferreira dos Santos, as Tenentes Fernanda Gomes Banhos, Daniele Trindade Vieira Farias, Grasiele Dalbão Rodrigues Modesto de Camargo e Roberta Mischiatti de Marco e os Sargentos Alexsander de Paula Neves e Leandro José Cruz Machado foram homenageados pela composição.
37 anos do Serviço Social na Aeronáutica
A exposição é uma celebração aos 37 anos do Serviço Social na Aeronáutica. No local, estão dispostos 33 painéis que formam uma linha do tempo e relatam a história do Serviço Social da Aeronáutica. Os fatos exibidos foram retirados dos livros da Diretoria, revistas e artigos de diferentes épocas.
O Major-Brigadeiro Braga destacou a relevância do trabalho do Serviço Social que tanto contribui para o apoio humano na Força Aérea Brasileira. “O exercício profissional do Assistente Social na FAB é reconhecido pela primazia da qualidade dos serviços ofertados, pautados no tripé fundamental: conhecimento teórico, intervenção técnica e conduta ética profissional, impulsionando as potencialidades e a autonomia de seus usuários”, pontuou.
De acordo com a Chefe da Assessoria de Serviço Social, Tenente-Coronel de Serviço Social Nádia Regina Oliveira Queiroz de Souza, a exposição é o coroamento de um trabalho executado há tempo. “É a oportunidade de estarmos contando a nossa história e, através da linha do tempo, queremos mostrar a evolução e a atuação da assistência social no Comando da Aeronáutica”, explicou.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança