O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS, do inglês Instrument Landing System) do Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins (CE) foi substituído pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).
O Sistema de Pouso por Instrumentos é um sistema de aproximação que dá uma orientação precisa ao avião que esteja na aproximação final de uma determinada pista, principalmente quando o aeródromo apresenta condições meteorológicas adversas. O ILS é baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo das aeronaves e consiste em dois sistemas distintos: um deles orienta a aeronave para pouso no eixo da pista (Localizer), e o outro orienta o adequado ângulo de descida (Glide Slope), proporcionando assim um pouso seguro.
Além do Sistema ILS, foi substituído o Equipamento Medidor de Distância (DME, do inglês Distance Measuring Equipment), que permite a substituição dos Marcadores Externo (OM) e Médio (MM), equipamentos integrantes do sistema, eliminando problemas de segurança e dificuldades para manutenção nestes sítios, uma vez que estas instalações, devido à distância em relação ao aeródromo, ficam em locais remotos e isolados, sujeitos a atos de vandalismo.
O ILS foi substituído em função da obsolescência do equipamento e pela necessidade de reposicionamento do Glide Slope devido ao aumento da pista de pouso, realizado pela concessionária do aeroporto, em um detalhado planejamento que incluiu a avaliação do histórico de meteorologia local, de forma a não impactar as operações do aeródromo.
Participaram do processo de substituição o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), que faz o levantamento das coordenadas geográficas necessárias, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que faz a aferição e homologação dos equipamentos e auxílios à navegação e pouso com análise e aprovação dos procedimentos operacionais, todos sob a coordenação técnico-administrativa da CISCEA, que faz todo o gerenciamento do projeto.
A homologação dos equipamentos foi feita com sucesso pelo GEIV, e a previsão é de que no início de junho o sistema seja liberado para operação pelo Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
As informações são da Força Aérea Brasileira.
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