Na semana passada, militares do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado participaram do Tiro das Armas Coletivas, realizado no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, em Recife.
Na oportunidade, os militares realizaram os tiros com a Metralhadora .50, Metralhadora MAG calibre 7,62 milímetros e Morteiro 81 milímetros. A atividade serviu para elevar o nível de operacionalidade do batalhão, e desenvolver atributos da área afetiva, como a tenacidade, a rusticidade e o espírito de corpo.
Sob a coordenação da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, o exercício capacita as frações militares para o uso de armamentos de uso coletivo nos Pelotões de Infantaria.
Estiveram presentes no exercício o Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, o Comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, Coronel Rodrigo de Almeida Paim, o Adjunto de Comando do Batalhão, Subtenente Wallace Cavalcanti de Almeida, integrantes do estado-maior da Brigada e comandantes de outras organizações militares envolvidas na atividade.
Infantaria Mecanizado
No período de 13 a 15 de junho, o 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado, por intermédio do Centro de Instrução de Operações Urbanas, conduziu instruções para a preparação de 173 militares do 5º Batalhão de Infantaria Leve que participarão do exercício CORE 22 (Combined Operations and Rotation Exercises), junto com tropas do Exército dos Estados Unidos da América.
A atividade teve por finalidade contribuir com o adestramento e a validação de aspectos doutrinários do combate em área urbanizada, que serão aplicados durante a realização do exercício CORE 22, que ocorrerá em agosto deste ano, no Centro Conjunto de Preparação e Treinamento do Exército dos Estados Unidos, em Fort PoIk, Louisiana. Foram realizados os treinamentos de combate em recinto confinado, combate em área subterrânea e patrulhamento ostensivo. Ao final, foi realizado um exercício de ofensiva e defensiva em área urbana, valor pelotão e companhia.
A CORE é resultado de um programa de cooperação assinado entre o Brasil e os Estados Unidos, que estipulou a realização de adestramentos bilaterais anuais até o ano de 2028. Por meio dessas atividades, as tropas dos dois países compartilham experiências de combate e trocam conhecimentos sobre doutrina, táticas, técnicas e procedimentos operativos.
O Centro de Instrução de Operações Urbanas foi criado em 2006 e, desde então, vem trabalhando no desenvolvimento de doutrinas utilizadas no emprego de pequenas frações em operações de garantia da lei e da ordem e em combate regular em área urbana.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança