Os soldados recrutas do ano de 2022 e os cabos especialistas temporários acabaram de concluir o Estágio Básico do Combatente Aeromóvel, realizado na 2ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), no mês de julho.
O adestramento faz parte da formação básica dos novos militares, tanto os que estão cumprindo o serviço militar obrigatório quanto os que foram voluntários para o serviço do Exército nas especialidades complementares da graduação de cabo, proporcionando a habilitação nas técnicas necessárias para o emprego de pessoal em operações militares características das tropas aeromóveis.
Durante o estágio, os participantes receberam instruções teóricas e práticas sobre técnicas de embarque e desembarque de helicópteros, com destaque para as técnicas de desembarque “fast rope”, “helocasting” e rapel, utilizadas para situações em que não é possível o pouso da aeronave.
As atividades do estágio também incluíram o planejamento, o emprego e a execução de técnicas de orientação e de patrulha, contando ainda com a explanação sobre o emprego da Brigada Aeromóvel em situação de combate.
Resgate
Militares do Exército concluíram o Estágio de Mergulho a Ar e Resgate na semana passada. O estágio tem o objetivo de adaptar os mergulhadores para planejar e executar buscas subaquáticas de pessoal e material, reflutuação e resgates, a uma profundidade de até quarenta metros, empregando equipamentos de mergulho autônomo de circuito aberto.
Os Estágios de Mergulho a Ar e Resgate têm duração de quatro semanas e busca atender às demandas de mergulhadores autônomos de circuito aberto da Força Terrestre. Todo o treinamento é realizado no Centro de Instrução de Operações Especiais, Escola de Mergulho do Exército Brasileiro, credenciada pela Marinha do Brasil.
Concluíram, com aproveitamento, dois militares do 1º Batalhão de Forças Especiais, um do 1º Batalhão de Ações de Comandos, dois do Batalhão de Apoio às Operações Especiais, um da 3ª Companhia de Forças Especiais, um da Companhia de Precursores Pára-quedista e um do Centro de Instrução de Guerra na Selva.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança