Na quinta-feira (11), foram divulgados os resultados da Operação “Verão Amazônico” que inspecionou 6.135 embarcações, com 261 notificações e 56 apreensões. A ação foi realizada pelo Comando do 4º Distrito Naval, por meio de suas Capitanias e Agências subordinadas, que fiscalizaram o tráfego aquaviário nos estados do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí. As atividades ocorreram de 1º a 31 de julho, período em que é observado expressivo aumento do tráfego das embarcações de esporte e lazer devido ao período de férias na região Norte do País, com objetivo de conscientizar condutores e passageiros a navegar com segurança.
A Capitania dos Portos do Amapá e a Agência da Capitania dos Portos do Amapá no Oiapoque reforçaram as ações por meio de inspeções navais para assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações. Foram realizadas 1.514 abordagens, 106 notificações, 30 apreensões, além de distribuição de panfletos educativos sobre segurança da navegação.
Já no Pará, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental realizou 3.021 abordagens em embarcações, sendo 112 notificadas e 24 apreendidas. Na capital paraense, as ações ocorreram no Distrito de Icoaraci e nos terminais hidroviários. Já no interior do estado, as equipes atuaram nos municípios de Marudá, Salinópolis, Altamira, Tucuruí, Marabá, Breves, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Ponta de Pedras e Muaná. As fiscalizações foram intensificadas nas travessias e nas praias paraenses, por meio de inspeções navais.
No litoral do Piauí, a operação teve a participação e cooperação de comunidades náuticas e marítimas, atuando em cinco polos de inspeção naval. Foram abordadas 394 embarcações e emitidos seis autos de infração. Além das inspeções, militares da Capitania dos Portos do Piauí orientaram condutores e passageiros sobre a segurança da navegação, como o uso correto de colete salva-vidas.
No Maranhão, equipes de inspeção naval permaneceram na orla metropolitana de São Luís e localidades previamente mapeadas com maior movimentação náutica. Foram verificados documentos das embarcações e habilitação dos condutores, bem como observados a existência e o estado de conservação do material de salvatagem, o limite de lotação da embarcação e demais regras para garantir a segurança da navegação. A Capitania dos Portos do Maranhão abordou 611 embarcações e emitiu quatro notificações. Ainda foram realizados 65 testes de alcoolemia nos condutores de embarcações.
A Agência Fluvial de Imperatriz promoveu a Operação em diversos municípios, como Ribamar Fiquene, Carolina, Estreito, Porto Franco, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca. Ao todo, foram 595 abordagens, com 39 notificações, 12 autuações e duas apreensões. Também ocorreram atividades de conscientização para instituições náuticas e colônias de pescadores com a finalidade de fortalecer a mentalidade de segurança da navegação.
Operação no Amazonas
No Amazonas, a operação Verão Amazônico ocorrerá nos meses de outubro de 2022 a janeiro de 2023. Em Manaus, por meio de fiscalizações de embarcações de esporte e recreio, como jet-skis, lanchas e iates nas praias de Ponta Negra, Tupé, Dourada, da Lua, Prainha e nas marinas no Igarapé do Tarumã, sob a fiscalização da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental. As Capitanias Fluviais de Tabatinga (AM) e Porto Velho (RO) e as Agências Fluviais de Parintins, Eirunepé, Boca do Acre, Humaitá, Itacoatiara – todas no Amazonas, Guajará-Mirim (RO) e Caracaraí (RR), participarão também da ação em suas localidades próximas a praias, balneários e onde houver maior circulação de embarcações no período.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança