O 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BI Mtz) participou da Operação Cadeado, no Campo de Instrução de Butiá (RS), na segunda quinzena de agosto. A Operação Cadeado faz parte do Período de Adestramento Avançado, em que as unidades diretamente subordinadas à 8ª Brigada Infantaria Motorizada realizam uma defesa de área, considerando uma posição sumariamente organizada, a fim de adestrar todas as suas frações.
O 19º BI Mtz participou da operação desdobrado no terreno com a 1ª Companhia de Fuzileiros, subunidade operacional do batalhão, e a 2ª Companhia de Fuzileiros, subunidade composta pelos convocados para o Exercício de Mobilização da Reserva, que aconteceu no 19º BI Mtz no período de 8 a 21 de agosto. Parte dos reservistas licenciados nos últimos 5 anos foram convocados para participarem desse exercício, oportunidade em que foram ministradas instruções com o objetivo de nivelar os conhecimentos, a fim de possibilitar que viessem a compor uma companhia de fuzileiros em operações.
Na atividade, os militares da 1ª Companhia de Fuzileiros realizaram uma marcha para o combate, tiro de combate avançado, tiro de metralhadora leve MAG 7,62mm e tiro de metralhadora pesada .50mm. A 2ª Companhia de Fuzileiros realizou uma marcha para o combate e maneabilidade de grupo de combate. Encerrando o exercício no terreno, as duas subunidades realizaram um ataque coordenado, consolidando o domínio de uma posição sumariamente organizada.
Artilharia paraquedista
O 8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista (8º GAC Pqdt) conduziu a 2ª fase da Operação Condor Fogos, exercício de adestramento da função de combate fogos que ocorreu no âmbito da Brigada de infantaria paraquedista. Realizado no Centro de Instrução de Gericinó (CIG), na segunda quinzena de agosto, o exercício visou praticar a integração dos Sistemas de Apoio de Fogo da Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt) na aplicação e no controle dos fogos em operações básicas de combate e adestrar os integrantes dos Sistemas de Apoio de Fogo nos processos de planejamento e coordenação dos fogos.
A atividade, prevista nas Normas Gerais de Ação de Fogos (NGA Fogos) da Brigada Aeroterrestre, foi precedida de uma revisão doutrinária e um Estágio de Condução do Tiro de Artilharia por Observador de Qualquer Arma. Na sequência, foram elaborados planejamentos operacionais e, por fim, foi realizado o exercício no terreno, com o desencadeamento do tiro real de artilharia de campanha.
Além dos integrantes do 8º GAC Pqdt, participaram da operação integrantes do 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista, do 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista, do 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista e do 1º Esquadrão de Cavalaria Paraquedista; além de militares da Companhia de Comando da Brigada de Infantaria Paraquedista, da 20ª Companhia de Comunicações Paraquedista e da 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Paraquedista.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança