O ex-combatente Humbertino Mocelin recebeu honras militares em sua despedida fúnebre. O pracinha faleceu no dia 6 de setembro, aos 102 anos. O Soldado Mocelin era natural de Colombo (PR) e integrou a Força Expedicionária do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, tendo combatido em solo europeu entre os meses de fevereiro e outubro de 1945.
O corpo foi velado nas dependências do Museu do Expedicionário. O Exército Brasileiro, por meio da 5ª Região Militar, e a Legião Paranaense do Expedicionário prestaram homenagem ao eterno guerreiro, com a execução de salva de tiros e do toque de silêncio, além da entrega da Bandeira Nacional aos familiares.
Os soldados que lutaram pelo Brasil em solo estrangeiro são alvos de profunda admiração e respeito por parte do Exército Brasileiro. A Canção do Expedicionário presta honra a esses guerreiros.
História militar
Aconteceu na Cidade de Wroclaw, na Polônia, o XLVII Congresso Internacional de História Militar, de 28 de agosto a 3 de setembro. Uma delegação brasileira, chefiada pelo Coronel Nirlande Vieira Malveira, Chefe de Gabinete da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), participou das atividades e apresentou trabalhos relevantes ao tema “A Defesa das fronteiras na História Militar”.
A delegação foi composta por dois militares do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército. O Coronel veterano Cláudio Skora Rosty apresentou o trabalho “Anexação do Acre (1867-1903)”, e a Segundo-Tenente historiadora Ana Beatriz Ramos de Souza abordou “A Questão do Rio Nabilegue: estratégia, geopolítica, legitimidade na linha de fronteira Brasil – Paraguai (1905-1940)”. Também compôs a equipe o Professor Israel Blajberg, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, com o tema “Soldados, muralhas e canhões: 500 anos defendendo o Brasil”.
As atividades ocorreram nas dependências da Universidade de Wroclaw, no magnífico auditório “Oratorium Marianum” e no Departamento de História. A Universidade é uma das mais antigas e mais tradicionais da Polônia.
Após o encerramento do Congresso, a delegação brasileira seguiu para a cidade de Varsóvia, onde realizou a doação de uniformes e equipamentos militares originais da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ao Museu do Exército Polonês Wojska Polskiego. Os uniformes representam o soldado da Polícia do Exército pertencente à FEB, que lutou nos campos de batalha da Itália, durante a II Guerra Mundial. Além disso, foram doados livros, revistas, fotos e conteúdos em mídia, que ajudarão a contar a história heroica dos nossos pracinhas em solo europeu.
O Adido de Defesa e do Exército na Polônia, Coronel Vinicius Labruna Rodrigues, prestou o suporte administrativo à delegação brasileira durante o evento.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança