As Forças Armadas Brasileiras se destacaram no 44º Congresso Mundial de Medicina Militar (44th ICMM World Congress on Military Medicine), em Bruxelas, de 5 a 9 de setembro. A Coronel Médica Carla Maria Clausi recebeu o Prêmio William S. Bainbridge pela apresentação de dois pôsteres, considerados os melhores do Congresso. O evento, realizado pelo Comitê Internacional de Medicina Militar (ICMM, acrônimo em inglês) contou com a participação de mais de 100 países e cerca de 1000 participantes. Apenas dois participantes foram premiados.
Os trabalhos apresentados pela Coronel Carla foram os seguintes:
– “Return to Beloved Homeland Operation: The Rescue of Brazilian People Exposed to Coronavirus in Wuhan, China” (Operação Retorno à Pátria Amada: O Resgate de 34 Brasileiros Expostos ao Coronavírus em Wuhan, China); e
– Protecting Brazilian Indigenous from Covid-19 (Proteção a Indígenas Brasileiros contra a Covid-19)
Esses pôsteres abordaram os esforços empreendidos pelo Ministério da Defesa no combate à covid-19: o primeiro tratou do resgate dos 34 brasileiros que estavam em Wuhan, na China, quando a pandemia começou – Operação Retorno à Pátria Amada.
O segundo tratou das 16 missões indígenas para a proteção da população mais vulnerável, em áreas longínquas do território nacional, muitas vezes, acessíveis apenas por helicópteros – Missões Indígenas na Covid-19.
O reconhecimento mundial ao comprometimento das Forças Armadas Brasileiras com a saúde civil e militar teve como um dos destaques o emprego de 401 militares de saúde em operações que beneficiaram mais de 155.000 indígenas.
A delegação brasileira foi chefiada pela Brigadeiro Médica Ana Paola, da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (SEPESD) do Ministério da Defesa, e teve como integrantes o Gen R1 Pafiadache (que, à época das missões do MD, contra a covid-19, era o Secretário da SEPESD); a Coronel Médica Carla, da 11ª Região Militar; o Major Médico Luís Gustavo, da Diretoria de Saúde; o Major Veterinário Augusto, do Hospital Central do Exército; e a Primeiro-Tenente Médica Ana Salomone, do Hospital das Forças Armadas. Os membros da equipe apresentaram diversos trabalhos científicos, entre palestras e pôsteres.
Todo o evento contou com apenas dois prêmios, o recebido pela Coronel Carla e outro, dirigido ao melhor artigo publicado entre 2019 e 2022, também sobre o enfrentamento da covid-19, de autoria do belga Dr. Pirnay: Prêmio Jules Voncken.
O Congresso Mundial comemorou o centenário da criação do Comitê Internacional de Medicina Militar (International Committee on Military Medicine), que ocorreu em 1921, do qual o Brasil foi um dos membros fundadores.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança