A 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a Brigada de Infantaria Pára-quedista, a 12ª Brigada de Infantaria Leve, o Comando de Aviação do Exército e o Comando de Operações Especiais participaram do exercício de simulação construtiva, no contexto da Operação Arandu, na Dirección de Educación Operacional do Exército Argentino, na província de Buenos Aires, no período de 19 a 23 de setembro. A atividade consistiu em um exercício combinado entre o Exército Brasileiro e o Exército Argentino, abordando os trabalhos de estado-maior nos níveis brigada e unidade.
Durante o exercício, as comitivas brasileiras e argentinas realizaram, também, coordenações para a consecução do exercício no terreno, a ser realizado no Campo de Instrução Monte Caseros, no período de 31 de julho a 4 de agosto de 2023, o qual coroará o Ciclo 2021-2023.
A Operação Arandu, além de ser uma excelente oportunidade de intercâmbio doutrinário e interoperabilidade entre os dois Exércitos, propicia o fortalecimento dos laços de amizade e cooperação entre as duas nações.
Operação Agulhas Negras
Doze aeronaves e mais de 190 militares da Aviação do Exército foram empregados durante a Operação Agulhas Negras (OPAN), que se encerrou no dia 17 de setembro. A OPAN é uma simulação de combate de defesa externa, que capacitou mais de 4.300 militares da 2ª Divisão do Exército em diversos tipos de operações.
A atividade começou no dia 10 de setembro com Apronto Operacional, realizado no Forte Ricardo Kirk, em Taubaté. Foram reunidos militares e equipamentos, sendo mais de 70 blindados e 290 viaturas e armamentos que seriam utilizados em toda a Operação. A atividade contou com a presença do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; do Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto, do Comandante de Aviação, General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima, entre outras autoridades militares. Logo após o apronto a tropa deu início ao deslocamento para o combate simulado.
O local escolhido para o treinamento em 2022 foi a região do Vale do Paraíba, com atividades nas cidades de Caçapava, Taubaté, Guaratinguetá, Lorena, Areias, Cachoeira Paulista, São José do Barreiro, seguindo até Resende (RJ). Nesse período a Aviação do Exército, que mobilizou 193 homens e mulheres, atuou em assaltos aeromóveis, infiltração de tropa, apoio de fogo com tiros de foguete e de metralhadora, transporte de carga externa, entre outros.
O objetivo do treinamento foi manter o estado de prontidão das tropas em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança