M
Logo Rossi Comunicação

© 2025 CityPubli

Logo Rossi Comunicação
Logo Rossi Comunicação

NOTÍCIAS

Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...

A 20ª edição do maior evento de petróleo e gás da América Latina recebe, neste ano, uma apresentação do futuro Museu Marítimo do Brasil, que ficará localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), com o apoio do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), participa da Rio Oil & Gas, no Píer Mauá, no Boulevard Olímpico, no centro do Rio, divulgando o novo museu. O estande da DPHDM (box 2) está localizado na área externa do Armazém 2 e pode ser visitado até o dia 29 de setembro, das 12h às 20h.

Desde o dia 26 de setembro, empresas de diversos setores e portes participam do evento. São mais de 350 marcas confirmadas expondo seus produtos e serviços. Para acessar o local é necessário adquirir ingresso por meio do site.

Museu Marítimo do Brasil

Mirando em cultura, história, cidadania, acessibilidade, inclusão e sustentabilidade, o Museu Marítimo do Brasil almeja oferecer ao público um entretenimento de qualidade, integrando a cidade e o mar. Em um diálogo harmônico com o patrimônio cultural, natural e urbano da região, o museu será erguido no Espaço Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro, reafirmando a vocação do centro da cidade para a cultura e o entretenimento. Sua criação dará maior visibilidade à história marítima, intrinsecamente ligada à formação do País e ao Poder Naval, circunscrevendo a brasilidade como identidade, além de usar a multidisciplinaridade para estimular o desenvolvimento da mentalidade marítima na sociedade.

Segundo o Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, o museu é motivo de grande satisfação para a Marinha por destacar o berço do País: o mar. “O Museu Marítimo do Brasil será destinado à amplitude marítima nacional, com instâncias culturais, simbólicas, religiosas, míticas, econômicas e ambientais dos mares e rios brasileiros que compõem nossa rica Amazônia Azul. Passado, presente e perspectivas futuras, vistas sob a ótica marítima”, explica ele.

Atualmente, o projeto encontra-se em sua Fase 2. Em agosto deste ano, foi aprovada no Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) a proposta de elaboração do Projeto Executivo de Arquitetura do futuro museu, viabilizando a captação de recursos para a execução dessa nova fase. “A divulgação do museu em eventos como o Rio Oil & Gas 2022 nos auxilia para angariar investimentos que viabilizarão sua construção, bem como na coordenação e realização das diferentes etapas do projeto”, afirma o Diretor da DPHDM.

Também em agosto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, após realização de concorrência pública, o consórcio “Marinha, Cultura e Patrimônio” como responsável pela elaboração de estudos de viabilidade financeira e administrativa do Museu Marítimo do Brasil, na condição de projeto qualificado no Programa de Parcerias de Investimento (PPI). O consórcio é integrado pelas empresas Natureza Urbana Planejamento Integrado, Vallya Advisirs Assessoria Financeira, Maciel Rocha Sociedade de Advogados e Mare Nostrum Inteligência Corporativa.

A proposta arquitetônica preliminar, vencedora do concurso realizado em 2021, prevê a construção de dois prédios. Um deles ficará próximo ao passeio público, na vertical, e outro, no píer, na horizontal. Com cinco andares, o primeiro prédio contará com uma ampla área térrea para recepcionar o público. O local terá auditório, espaço para recepção de escolas, área administrativa e restaurante panorâmico com vista para a Baía de Guanabara. Já o segundo edifício, onde efetivamente ficará o museu, a construção sobre pilotis (térreo livre) contará com dois pavimentos, onde serão feitas as exposições.

As informações são da Agência Marinha de Notícias.

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

 

Translate»