Em seminário sobre exportações na Federação das Indústrias (FIESC), o diretor no Brasil do Banco la Nación Argentina, Jorge Matias, informou que a instituição pode financiar ou emitir carta de crédito para facilitar o pagamento dos importadores argentinos. “Essa é uma medida importante para os exportadores brasileiros, que podem receber os pagamentos num prazo menor e ter mais previsibilidade nos negócios com o país vizinho”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. O tema foi debatido durante encontro em Florianópolis, com a participação de empresários catarinenses e argentinos.
A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, explica que, atualmente, os pagamentos feitos pelos importadores argentinos para os exportadores de qualquer lugar do mundo, inclusive os brasileiros, demoram cerca de 180 dias. “O financiamento permite que o exportador receba o dinheiro antes dos 180 dias, o que garante preço e prazo melhores”, avalia, lembrando que o banco tem filial em São Paulo.
Ainda sobre exportações e importações, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Argentina, Federico Servideo, salientou que a Argentina passa por uma crise econômica complicada, mas que, do ponto de vista comercial, é preciso olhar o médio e o longo prazos. “Sem deixar de reconhecer as dificuldades, que não vão se resolver no curto prazo tão facilmente, aparecerão opções como essa que o banco nos apresentou, que vão permitir uma maior integração dos mercados. Mais do que concorrentes, somos economias complementares”, afirmou.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança