M
Logo Rossi Comunicação

© 2025 CityPubli

Logo Rossi Comunicação
Logo Rossi Comunicação

NOTÍCIAS

Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...

Estabelecida em 1992, em uma época de turbulências no setor aeronáutico brasileiro e no país, os sócios Ricardo Fontes, João Tomaz Plaça e Cesar Silva resolveram empreender em um setor desafiador para vender soluções de alta tecnologia. Nos primeiros anos, a empresa se chamava Akros para depois se tornar Akaer, nome mais conectado ao setor aeroespacial.

Cesar Silva e Ricardo Fontes eram engenheiros de forte atuação e experiência no mercado aeronáutico, sendo Plaça oriundo do setor da construção civil. Ao longo da jornada, dois deles deixaram a Akaer para trilhar outros caminhos. Cesar Silva se manteve no leme, conduzindo a empresa rumo à comemoração de suas três décadas.

Inicialmente a empresa se dedicou ao mercado industrial Brasileiro, utilizando seus conhecimentos adquiridos na engenharia aeronáutica. Neste período foram diversos projetos importantes como soluções para a indústria automotiva, de veículos de carga pesados, sistemas e soluções de aplicação na agroindústria e em Óleo & Gás, entre outros. Concomitantemente, a Akaer participou em vários desenvolvimentos de novas aeronaves no Brasil.

Ao longo dos anos a Akaer participou de projetos importantes como o EMB-314, ERJ-145, a família de aeronaves ERJ 170/175/190/195, Legacy 450/500, B 747-8, A400M, entre outros. Com essa forte exposição a novos projetos, a Akaer desenvolveu várias competências que tornaram a empresa e sua equipe altamente capacitada para realizar todas as fases de desenvolvimento e certificação de uma aeronave.

A Akaer, então, passou a ampliar ainda mais suas capacidades investindo pesadamente na atração e retenção de pessoas altamente qualificadas e em novos processos. Assim foi criado o setor de engenharia de manufatura e tecnologia de automação, que associado às capacidades da unidade de ferramentaria, permite a entrega de soluções completas para os clientes da empresa.

Seguindo a linha de expansão tecnológica e de competências, a Akaer adquiriu as empresas Equatorial Sistemas, Opto Space & Defense e Troya, que aceleraram o desenvolvimento de produtos e sistemas de alta tecnologia. A capacidade de sua equipe técnica e gerencial, associada às habilidades tecnológicas estabelecidas, permitem que a Akaer se apresente como uma plataforma integradora de tecnologias e produtos, com forte domínio das diversas etapas do processo de desenvolvimento, certificação e industrialização de produtos de alta tecnologia como aeronaves tripuladas ou não tripuladas, revitalização de veículos terrestres, câmeras de satélites, Sistemas optrônicos, sistemas laser, entre outros.

Tecnologia sem fronteiras

DNA da Akaer é buscar insistentemente oportunidades de acesso a novas tecnologias. Foi assim, que vislumbrou no projeto FX-2 Gripen da SAAB, uma oportunidade ímpar de transferência de tecnologia para o país. Neste projeto, a Akaer atingiu todos os resultados com excelência. No decorrer da parceria, a empresa Sueca passou inclusive a ter participação no capital da Akaer.

Nesse ambiente inovador a Akaer navega segura, com a experiência de quem há três décadas transborda tecnologias do setor de aeroespaço e defesa para a indústria, como por exemplo o desenvolvimento de uma super bicicleta, ou o desenvolvimento de uma báscula de 250 Toneladas 25% mais leve e com o dobro de vida útil.

Ao longo dos anos foram muitos os lances de coragem e resiliência empreendidos pela Akaer e que permitiu escrever essa história vitoriosa. A empresa que hoje abriga mais de 550 colaboradores não lembra em nada aquela da sobreloja que abrigou os primeiros momentos da Akaer, hoje isso é apenas uma boa história para contar.

A sede atual da empresa, localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, ocupa uma área de 100 mil metros quadrados, com mais de 20 mil metros de área construída, com laboratórios, áreas de manufatura, sistemas altamente especializados para desenvolver os produtos e serviços do portfólio. Em São Carlos, interior de São Paulo é onde opera a Opto Space & Defense na qual são desenvolvidos sistemas optrônicos e câmeras avançadas para aplicação de defesa e espaço.

É a partir dessa estrutura bastante completa e robusta que o Grupo Akaer reúne todas as condições para entregar serviço e produtos de alta qualidade, dentro do prazo e de forma competitiva.

Bons exemplos das habilidades do time Akaer são a revitalização da frota do P-3 AM Orion, para a FAB (Força Aérea Brasileira), em fase final de execução, a modernização do blindado EE-9 Cascavel para o Exército Brasileiro, iniciada em 2022, e a modificação do Global 6000 em uma aeronave Jammer para o Cliente Turkish Aerospace.

Paralelo a esses serviços, a Akaer se dedica ao desenvolvimento de produtos sob encomenda para clientes internacionais ou produtos próprios para oferta ao mercado, que são flexíveis e adaptáveis às mais distintas necessidades e requisitos dos clientes.

Como por exemplo:

Albatross – criado para atender missões de reconhecimento terrestre ou naval, a UAS (Unmanned Aircraft System) da Akaer, com design inovador e grande autonomia de voo, tem compartimentos internos amplos, que somados aos seus pontos duros, permitem o transporte de carga útil composta de sensores e sistemas de ataque.

Mosquito – aeronave que tem como proposta realizar missões de apoio aéreo aproximado, vigilância e reconhecimento, busca e salvamento de combate, entre outras aplicações. Esse bimotor multimissão traz grande número dos requisitos apresentados por países das mais diversas partes do mundo.

ALFA – Concebido para transporte, a aeronave ALFA (Advanced Light Freighter Aircraft) disponibiliza no mercado o que há de mais avançado no setor. E, melhor, nasce com a possibilidade de inserir ao projeto atributos como maior autonomia e propulsão híbrida à base de hidrogênio.

E3UCAM – No momento que as constelações de satélites, nanos e micros satélites são a realidade do mercado, a E3UCAM chega como um modelo de câmera perfeito para essa aplicação. Apta a geração de imagens de alta resolução. Ela já equipa o cubesat nacional VCUB, desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial.

OLHAR – Criado pela Opto Space & Defense, em conjunto com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), o Monóculo de Imagem Térmica OLHAR é um equipamento compacto e leve, mas ainda assim robusto. Compatível com o acoplamento em capacetes, fuzis e metralhadoras. Equipado com um software que possibilita a otimização da imagem pelo próprio combatente, o OLHAR permite também a troca de objetivas para execução de disparos de precisão.

Essa matéria foi publicada na revista Informe ABIMDE (Dez/22)

 

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

Translate»