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NOTÍCIAS

Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...

A segurança de cerca de dois milhões de voos que cruzam os céus do país todos os anos depende de uma série de tarefas complexas desenvolvidas pelas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma delas é a Inspeção em Voo, atividade que existe há 64 anos e que tem a importante missão de fiscalizar, periodicamente, os procedimentos e equipamentos de navegação aérea do Brasil. O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é responsável por essa atividade no Brasil.

Os instrumentos de auxílio à navegação aérea são aqueles que emitem sinais aos receptores de bordo das aeronaves. Durante a falta de contato visual dos pilotos com as pistas, especialmente em condições meteorológicas adversas, esses equipamentos fornecem informações para que as aeronaves possam voar na direção planejada e aterrissar com segurança. Proporcionam, assim, o apoio necessário para a navegação em rota nas proximidades de aeroportos e em manobras de pousos e decolagens, o que demonstra a importância da atividade de Inspeção em Voo.

A primeira Inspeção em Voo realizada em território nacional, com aeronave e tripulação brasileiras, ocorreu em 21 de fevereiro de 1959, com o objetivo de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro, para instalação de um equipamento eletrônico usado na navegação aérea, o VHF Omnidirectional Range (VOR).  Naquele período histórico, era intenso o crescimento da aviação comercial no Brasil e, consequentemente, aumentava também o número de aferições dos instrumentos de aproximação, tornando necessário um setor que planejasse e interpretasse os resultados obtidos durante essas missões.

Em 1960, foi criada a então Seção de Registro e Controle de Voo, subordinada à Diretoria de Rotas Aéreas. Já em maio de 1972, as atividades de Proteção ao Voo foram novamente reestruturadas, com a criação da Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV). Em abril do ano seguinte, foi ativado o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e até hoje responsável por essa atividade no Brasil.

Sediado no Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o GEIV conta com um efetivo formado por pilotos-inspetores, mecânicos de aeronaves, operadores de painel e aqueles empenhados nas atividades de apoio. A unidade realiza diversos cursos de capacitação e atualização dos profissionais.

A modernização da frota do Grupo, realizada pela Força Aérea Brasileira a partir de 2016, aumentou expressivamente a capacidade operacional da unidade. Atualmente, o GEIV conta com oito modernas aeronaves-laboratório, sendo quatro jatos Legacy Embraer IU-50 e quatro jatos Hawker IU-93M. A frota é equipada com um moderno Sistema de Inspeção em Voo embarcado, que avalia os sinais eletrônicos provenientes dos auxílios à navegação aérea, em conformidade com o que há de mais atual na atividade de Inspeção em todo o mundo. As consoles instaladas nessas aeronaves são frequentemente calibradas para que possam avaliar, com alto grau de precisão, os sinais emitidos pelos instrumentos de solo.

“Os constantes investimentos do Comando da Aeronáutica e os esforços do DECEA em manter a capacitação dos integrantes do GEIV, traduzem-se em constantes resultados positivos, permitindo o excelente aprimoramento do nosso pessoal e a elevada disponibilidade dos instrumentos de navegação aérea em todos os aeroportos do território nacional. O dia 21 de fevereiro é uma homenagem a todos aqueles envolvidos nessa missão de colaborar para a garantia da navegação aérea no Brasil”, destaca o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

O GEIV realiza, por ano, mais de mil inspeções e homologações dos equipamentos e procedimentos de navegação aérea, que são divididas em etapas. O trabalho começa mesmo antes da instalação dos auxílios, nas chamadas Inspeções de Avaliação de Local. Em seguida, é feita a Inspeção de Homologação, quando o equipamento ou radar já está pronto para entrar em operação.

Já para garantir a manutenção dos equipamentos em condições adequadas, são feitas as Inspeções Periódicas e, em situações fora da normalidade, como na efetivação de novos procedimentos de navegação aérea ou durante manutenções de grande porte, podem ser realizadas, ainda, as Inspeções Especiais. O calendário de missões é planejado de maneira a abranger todo o território nacional.

Por vezes, as missões de Inspeção em Voo chamam a atenção dos moradores das regiões onde são realizadas. Isso porque os aviões do GEIV executam diversas manobras, aproximações de pouso e passagens sobre a pista, procedimentos que duram algumas horas. O voo de inspeção é realizado com o aeroporto em operação, o que demanda intenso treinamento e alta habilidade da tripulação envolvida.

“O GEIV é um Grupo realmente especial, composto por militares extremamente capacitados. É o resultado de um trabalho que começou com a primeira Inspeção em Voo do Brasil, há 64 anos, e de todos aqueles que contribuíram para que o Grupo chegasse à capacidade operacional da qual dispõe nos dias de hoje e com um nível de excelência reconhecido internacionalmente. Isso denota a capacidade da Força Aérea Brasileira”, afirma o comandante do GEIV, Tenente-Coronel Antonio Carlos Marins Pedroso Filho.

As informações são da Força Aérea Brasileira.

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