O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, recebeu, na sede da Pasta, visita de cortesia do Comandante da Força Aérea da Índia, Tenente-Brigadeiro Vivek Ram Chaudhari, e do embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy.
Na ocasião, as autoridades debateram temas como o fortalecimento da cooperação entre os países, o desenvolvimento na área espacial, a fabricação de placas eletrônicas e a instalação de locais para a manutenção de aeronaves.
Os representantes da Índia anunciaram a participação na LAAD Defence e Security 2023, a maior feira do setor na América Latina, que ocorrerá entre 11 de abril a 14 de abril, no Rio de Janeiro. O evento contará com participação massiva das empresas que compõem a Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil, a BIDS.
EUA
O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, recebeu, na sede da Pasta, a visita de cortesia da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.
Na ocasião, as autoridades trataram do aprofundamento da relação entre os países e do intercâmbio de informações nas áreas de direitos humanos, meio ambiente, presença feminina nas Forças Armadas para a manutenção da segurança e da paz e assuntos relacionados à indústria de defesa.
Angola
Na segunda-feira, 13 de fevereiro, o Embaixador do Brasil em Angola, Sr. Rafael de Mello Vidal, realizou uma visita de cortesia ao Ministro de Defesa de Angola, General João Ernesto dos Santos, com o intuito de apresentar o Adido de Defesa, do Exército e Aeronáutico do Brasil e abrir o diálogo entre aquele Ministério e a Missão Diplomática Brasileira naquele país.
Na oportunidade o Embaixador comentou sobre a importância de Angola para o Brasil e o potencial de cooperação entre os dois países na área da Defesa, destacando a experiência brasileira na preparação para missões de paz e a proximidade histórico-cultural entre Brasil e Angola.
O Ministro João Ernesto comentou sobre a parceria entre os dois países, desde a independência, destacando o importante momento de Angola no cenário africano, particularmente na presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no seu papel pelo estabelecimento da paz no leste da República Democrática do Congo, e a consequente necessidade de desenvolver novas capacidades militares à altura da importância econômica e política do país como oportunidade para uma cooperação na área de Defesa.
Em abril de 2022 o Congresso Nacional do Brasil assinou o Acordo de Cooperação entre a República Federativa do Brasil e a República de Angola na área de Defesa, instrumento que ampara o reforço de cooperação entre os dois países.
As informações são do Ministério da Defesa e do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança