A Força Aérea Brasileira (FAB) marcou presença na celebração dos 30 anos da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). No evento, que aconteceu no dia 05/05, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, representou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Além do Diretor-Geral do DCTA, a cerimônia contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos; do Vice-Governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth; do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias; dentre outras autoridades e representantes da indústria nacional.
Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou a comemoração dos 150 anos de nascimento de Santos-Dumont, pontuando que, graças ao seu invento, o avião, temos consolidado um ecossistema denominado de setor aeroespacial. “Parabenizo a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil pelos seus 30 anos, servindo como mola propulsora para o desenvolvimento do nosso setor aeroespacial, com a certeza de que juntos continuaremos a fazer uma história de sucesso”, concluiu.
Na ocasião, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) anunciaram, por meio de seus porta-vozes, a assinatura de contratos no valor de R$ 360 milhões para o desenvolvimento de tecnologias dos setores aeronáutico e espacial. Os recursos de subvenção econômica à inovação representam o maior volume já concedido pela FINEP em toda a sua história. Os contratos foram assinados com as empresas Embraer, Visiona, Akaer e ACS.
Para a Ministra, é uma alegria anunciar um investimento de tal magnitude no aniversário da AIAB. “Os recursos disponibilizados são destinados a projetos estruturantes que trazem retorno direto para a sociedade. Essa é uma questão de soberania nacional, pois incentivos à indústria aeroespacial estimulam as universidades e centros de pesquisa a produzir conhecimento, o que impulsiona a inovação e, consequentemente, amplia a competitividade da nossa economia”, explicou.
Finalizando a cerimônia, o Presidente da AIAB, Julio Shidara, ressaltou que o segmento aeroespacial opera na ponta da pirâmide de agregação de valor e a inovação tecnológica é a gênese de seus produtos. “A AIAB é grata a cada associado pela confiança nessa jornada de três décadas. Seguimos firmes, sempre trabalhando em parceria e olhando para o futuro promissor que se descortina”, finalizou.Clique aqui para baixar a imagem original
A AIAB
A AIAB é a entidade de classe nacional que congrega e representa as empresas brasileiras do setor aeroespacial, promovendo e defendendo seus interesses e objetivos comuns, tanto no País, como no exterior. Fundada em 1993, tem sua sede social na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, onde está localizado o maior polo industrial do setor. Suas associadas atuam em toda gama de atividades aeroespaciais, desde a concepção, desenvolvimento, produção, comercialização e assistência pós-venda, além de serviços técnicos especializados em todas as áreas dos segmentos aeronáutico, espacial e de defesa. A AIAB articula a ação conjunta das empresas do setor junto ao Governo Brasileiro, à sociedade e às entidades internacionais, sendo também membro ativo do ICCAIA (International Coordinating Council of Aerospace Industries Associations).
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança