Uma comitiva do Exército dos Estados Unidos esteve nas unidades do Comando Militar do Norte, entre os dias 15 e 19 de maio, para mais uma etapa de preparação da Operação CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise). Dessa vez, militares dos dois exércitos verificaram os aspectos relacionados à saúde e ao bem-estar da tropa que irá participar do exercício. Neste ano, o exercício combinado será realizado pela primeira vez em território amazônico, nos meses de outubro e novembro.
A comitiva composta por militares do Exército Americano e por brasileiros do Comando Logístico (COLOG) e da 8ª Região Militar avaliou as condições das estruturas, equipamentos, suprimentos e procedimentos relacionados à saúde e alimentação. A inspeção visa atender à legislação sanitária vigente, garantindo a segurança dos alimentos para a tropa e a otimização dos recursos.
Em Belém, foram avaliadas as estruturas de aprovisionamento do 2º Batalhão de Infantaria de Selva e da 2ª Companhia de Suprimento do 8º Depósito de Suprimento. Já nas guarnições de Macapá e Oiapoque, a comitiva fez o reconhecimento das instalações da Companhia Especial de Fronteira de Clevelândia do Norte e do 34° Batalhão de Infantaria de Selva. A agenda da comitiva também incluiu uma visita à fábrica de alimentos Cellier, em São Paulo.
CORE 23
A Operação CORE 23 reunirá militares do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos da América para um adestramento combinado nas guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e Distrito de Clevelândia do Norte. As tropas dos dois países irão compartilhar experiências e trocar conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.
As informações são do Comando Logístico do Exército.