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NOTÍCIAS

Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...

A maquete em tamanho real da nova geração do caça europeu (NGF – Next Generation Fighter) no lado de fora do Hall 2A no Paris Airshow foi a mesma revelada em Paris há quatro anos. Isso significa falta de progresso?

Alguns diriam que sim, depois de toda a controvérsia subsequente sobre liderança de design e quem faz o quê. Mas essa questão foi resolvida no final do ano passado, com a Dassault confirmada como líder de design em vez da Airbus e várias outras acomodações envolvendo Indra, MTU, Safran e Thales também concordaram.

O NGF faz parte de um Système de Combat Aérien du Futur (SCAF) – ou Future Combat Air System (FCAS) em inglês. França, Alemanha e Espanha são os países parceiros. Este FCAS não deve ser confundido com os outros FCAS liderados pelo Reino Unido e apoiados pela Itália e Japão, dos quais o Tempest é o elemento aeronave de combate. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, os EUA trabalham em seu próprio FCAS, o projeto Next-Generation Air Dominance (NGAD).

Em todos os três programas, o conceito do sistema continua a evoluir. Mas um elemento-chave envolverá “transportadores remotos” – pequenos UAVs para guerra eletrônica, reconhecimento e ataque terrestre, alguns dos quais podem ser dispensáveis e provavelmente serão lançados de aeronaves de combate como o NGF ou Tempest.

Em uma recente conferência da Royal Aeronautical Society em Londres, o major-general Jean-Luc Moritz, chefe do FCAS da força aérea francesa, disse que os porta-aviões remotos deveriam primeiro se integrar a caças legados como o Rafale. Ele disse que 11 “vinhetas operacionais” para o FCAS foram projetadas, cobrindo não apenas as missões óbvias, como contra-ataque ofensivo, ataque profundo e assim por diante, mas também operações em pistas curtas e como implantar. Os franceses exigem que o NGF seja compatível com porta-aviões porque um novo navio de guerra será construído para substituir o atual Charles De Gaulle.

O pacto Airbus-Dassault permitiu que os três governos participantes liberassem fundos para a Fase 1B do projeto. Isso durará cerca de três anos, durante os quais os demonstradores NGF serão projetados. A fase 2 deve ser concedida no início de 2026 e incluir os primeiros voos dos demonstradores em 2029. A terceira fase deve começar em 2030.

De acordo com um resumo do FCAS da Direção Geral de Armamento (DGA) francesa, a entrada em serviço dos sistemas operacionais acontecerá “até 2040”. Mas depois de uma conferência de imprensa em Paris na semana passada, o presidente e CEO da Dassault Aviation, Eric Trappier, chamou essa data de “fora de questão” por causa de sua natureza complexa. Algum tempo entre 2042 e 2044 é mais provável, acrescentou.

O recém-lançado plano de gastos com defesa do governo francês para desenvolver uma atualização adicional para o caça Rafale da Dassault provavelmente influenciou sua opinião. Esse padrão F5 não entraria em serviço até pelo menos 2030. Além disso, este plano 2024-2030 agora também inclui financiamento para o desenvolvimento de um sistema aéreo de combate não tripulado (UCAS), com base no bem-sucedido programa de demonstração Neuron, que terminou há alguns anos. Trappier disse que o novo UCAS não faria parte do FCAS “no momento”. Mas a Dassault estava preparada para considerar parceiros, desde que pudessem trazer benefícios tangíveis. O projeto Neuron incluiu Grécia, Itália, Espanha, Suécia e Suíça.

Enquanto isso, o programa FCAS liderado pelo Reino Unido está se movendo mais rápido, com o desenvolvimento em larga escala projetado para começar em 2025 e a entrada em serviço da fuselagem Tempest 10 anos depois. Muitos observadores mostraram desapontamento com o fato de dois programas semelhantes, mas rivais, terem começado na Europa. Parece tarde demais para fundi-los agora, mas Moritz disse na conferência de Londres que tem um sonho que certamente deve ser realizado no interesse do poder aéreo ocidental coeso: “Que o NGF, Tempest, NGAD e até o Rafale possam operar juntos”.

As informações são do site CAVOK.

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