Encontro entre empresas brasileiras de defesa e nações amigas aconteceu no dia 09, em Brasília
O Brazilian Defense Day Embaixadas foi realizado na quarta-feira (9), no Clube da Aeronáutica de Brasília, com o objetivo de estreitar relações e criar oportunidades para a comercialização de produtos, serviços e sistemas de defesa no exterior.
Estiveram presentes representantes de 47 países, entre eles Áustria, Chile, Índia, Moçambique, Nigéria, Omã, República Tcheca e Zimbábue. Ao todo, 48 empresas brasileiras da BID apresentaram seus produtos nos moldes de Pitch Competition, que significa exibir e defender o negócio para investidores.
O evento foi constituído por 11 painéis temáticos, entre eles: armamento leve; armamento não-letal; veículos operacionais; mísseis e foguetes, munição, explosivos e propelentes; uniformes e equipamentos de combate. A moderação dos painéis foi feita pelo presidente-executivo da ABIMDE, general Aderico Mattioli.
Na abertura, o secretário de produtos de defesa, Rui Chagas Mesquita, enfatizou que “o Brazilian Defense Day Embaixadas é uma iniciativa inédita, totalmente alinhada com suas atribuições governamentais. A indústria de defesa e aeronáutica do país está sendo apresentada ao corpo diplomático das nações amigas, de maneira a contribuir para a internacionalização das empresas, tornando-as mais conhecidas no mercado exterior e proporcionando novas oportunidades de negócios, o que tem potencial para gerar avanços econômicos e sociais para o país”, disse.
Em seu discurso, o presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, falou sobre o papel da entidade, que tem como missão reunir as empresas do setor de Defesa e Segurança e promover a integração entre a indústria, centros de pesquisa e governo. “Mas não trabalhamos sozinhos, temos parceiros como o Parque Tecnológico em São José dos Campos (SP), o Ministério da Defesa e a Secretaria de Produtos de Defesa, aos quais agradecemos na pessoa do Brigadeiro Mesquita pela iniciativa”, mencionou.
“Para muitos de vocês um dia como este, o Brazilian Defense Day, não é novidade, tenho visto eventos como este em países da Europa, Asia, África, Índia, esta é uma ótima plataforma porque se tem a oportunidade de conectar pessoas. Sabemos que a área de Defesa envolve relacionamentos e o Brasil é um país relacional, responsável pela defesa e segurança de suas fronteiras. Temos aqui uma indústria de defesa que exporta para outros países, então vocês poderão ver nossos produtos de defesa no mercado internacional”.
A coordenadora do Cluster Aeroespacial Brasileiro, do Parque Tecnológico São José dos Campos, Daniela Simonini T. Villas Bôas, reconheceu a importância do evento para a base industrial de defesa. “Em seu aniversário de 38 anos, a ABIMDE preparou um evento especial junto com o SEPROD: o Brazilian Defense Day. Embaixadas e empresas de defesa tiveram momentos valiosos para se conectar e encontrar novas sinergias potenciais”, declarou Daniela.
Com o sucesso da iniciativa e o grande interesse e participação de empresas, o Brazilian Defense Day deverá entrar no calendário oficial de eventos do Ministério da Defesa.
Com informações do Ministério da Defesa.