Além de viaturas, aeronaves e equipamentos militares, os visitantes terão acesso ao Museu das Forças Armadas, montado em um espaço climatizado no centro da exposição, onde serão apresentadas as atividades e os programas estratégicos desenvolvidos pelo Ministério da Defesa e pelas Forças.
Após conhecer a exposição, o Ministro da Defesa convidou a população que estará em Brasília a prestigiar o evento. “Amanhã é o dia da nossa soberania, é o dia da Pátria brasileira. As pessoas precisam ver o que representam as três Forças para o Brasil, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.”
Na área reservada à Marinha do Brasil (MB), os visitantes terão acesso a carros de combate e à nova viatura blindada leve JLTV (Joint Light Tactical Vehicle) do Corpo de Fuzileiros Navais; a embarcações, como a Lancha de Inspeção Naval Blindada; e às aeronaves de ataque SH-16 “Seahawk”, especializada em guerra antissubmarino e AH-15B “Super Cougar”, armada com o míssil antinavio Exocet; além de uma Aeronave Remotamente Pilotada, empregada em missões de reconhecimento pela MB.
A iniciativa une tradição e inovação, com o uso de recursos audiovisuais em telões de LED, displays e ferramentas de realidade virtual como simuladores de paraquedas, de periscópio (sensor para visualização da superfície em submarinos) e de navegação, além de espaços instagramáveis, projeções históricas, oficinas de nós e demonstrações de cães de guerra.
A estrutura contempla, ainda, um espaço para crianças com pintura e atividades de conscientização sobre preservação ambiental e limpeza dos oceanos; um lugar reservado para orientações sobre a Segurança do Tráfego Aquaviário; e um Hospital de Campanha, onde o público terá orientações de atenção básica à saúde, tais como palestras de higiene bucal e informações sobre doação de sangue, medula óssea e órgãos.
Todos os dias haverá, no espaço da mostra, apresentações da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, uma das maiores do mundo, internacionalmente reconhecida pela precisão, simetria e criatividade de suas evoluções.
Semana da Pátria
Os eventos da Semana da Pátria têm o propósito de resgatar os valores cívicos da sociedade brasileira e exaltar o sentimento de patriotismo, reforçando a identidade nacional e a construção de uma nação soberana. Também visam convidar a sociedade a reconhecer a relevância do mar e das hidrovias no cotidiano de todos os brasileiros. A MB, que teve intensa participação na consolidação do processo de independência do País, preparou diversas ações culturais e cívico-militares gratuitas para a população participar e estreitar seus laços com a Força Naval.
Assista ao vídeo do Ministro da Defesa:
As informações são da Agência Marinha de Notícias.