O medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, o Terceiro-Sargento Hebert Conceição, atleta do Programa Olímpico da Marinha do Brasil (MB), abriu o desfile conduzindo o fogo simbólico da Pátria. Esportistas e alunos dos colégios militares de Brasília acompanharam o atleta. “Para mim é uma honra imensa ter sido escolhido para fazer a abertura do desfile. Significa que a minha representatividade, como atleta brasileiro e campeão olímpico, é de luta, garra e exemplo de nunca desistir dos objetivos. Com esse espírito, conquistei a medalha de ouro e, com certeza, com o mesmo espírito, foi conquistada a nossa independência”, pontuou o Sargento Hebert.
Atleta da Marinha, Sargento Hebert Conceição, abriu o desfile com o fogo simbólico da Pátria. Imagem: 1SG Monteiro
Cerca de 600 militares da Força Naval representaram os milhares de homens e mulheres do mar, que garantem a proteção dos mares e rios do Brasil. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), com 102 militares, abriu o desfile da Marinha. A Banda é uma das maiores do mundo, internacionalmente reconhecida pela precisão, simetria e criatividade de suas evoluções. Na sequência, o público pôde apreciar o desfile de uma Companhia de Aspirantes da Escola Naval, mais antiga instituição de Ensino Superior do Brasil, e de uma Companhia de Marinheiros.
Aspirantes da Escola Naval. Imagem: 1SG Menezes
Uma Companhia do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília também participou, representando o CFN, tropa profissional da MB, especializada em operações anfíbias, reconhecida, internacionalmente, pela sua capacidade de pronto emprego e caráter expedicionário. Já o Destacamento de Operações Especiais, composto pelos Comandos Anfíbios e Mergulhadores de Combate, representaram as tropas de elite da MB.
Destacamento de Operações Especiais. Imagens: 1SG Menezes
Militares da área da saúde, mantenedores da paz e integrantes do Corpo de Engenheiros da Marinha também participaram compondo quatro eixos temáticos, uma novidade do desfile deste ano.
O primeiro deles, “Paz e Soberania”, foi composto por militares das Forças Armadas que participaram de missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e integrantes de associações que cultuam a memória da Força Expedicionária Brasileira, que combateu no continente europeu durante a 2ª Guerra Mundial; no eixo “Ciência e Tecnologia”, desfilaram Engenheiros Navais da Marinha e alunos dos Institutos Militar de Engenharia e Tecnológico de Aeronáutica; o tema “Saúde e Vacinação” foi representado por integrantes do serviço de saúde das Forças Armadas; e o grupo “Defesa da Amazônia”, formado por militares do Exército Brasileiro, entre eles, soldados de origem indígena, oriundos da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
A farmacêutica Helaine Moraes veio com a família, do interior do Pará, para ver o desfile em Brasília, pela primeira vez. “É um momento cívico que a gente sempre gosta de ver, e hoje é uma emoção acompanhar aqui da capital do País, em um momento para festejar nossa independência”, disse Helaine.
Helaine (ao meio com a bandeira do Brasil) e sua família assistindo ao desfile em Brasília, pela primeira vez. Imagem: 1SG Monteiro
Quem também veio de outro lugar do Brasil foi o analista judiciário Sebastião Neto, de Pernambuco. “É minha primeira vez no desfile, e estou muito emocionado. É um orgulho estar aqui, neste momento, celebrando nossa independência”, afirmou o recifense.
O pernambucano Sebastião, ao lado do tio, assistiu ao desfile pela primeira vez. Imagem: 1SG Monteiro
O desfile motorizado da Força Naval teve a participação veículos de combate do Corpo de Fuzileiros Navais, como os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf); viaturas com Lançadores Múltiplo de Foguetes Astros, de fabricação nacional; viaturas blindadas sobre rodas SR Piranha IIIC; viaturas blindadas sobre lagarta M-113; as novas viaturas blindadas sobre rodas JLTV (Joint Light Tactical Vehicle); viaturas Marruá; além de mísseis antiaéreos Mistral, obuseiros Light Gun e motos Harley-Davidson. Durante o desfile terrestre, houve sobrevoo da aeronavea caça AF-1 (Skyhawk) da MB.
Desfile motorizado com viaturas do CFN. Imagem: 1SG Menezes
Também houve desfile em solo e aéreo do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, com viaturas, aeronaves, banda de música e suas tropas. Desfilaram, ainda, alunos de colégios militares, e de escolas públicas e projetos sociais do Distrito Federal.
Os eventos da Semana da Pátria têm o propósito de resgatar os valores cívicos da sociedade brasileira e exaltar o sentimento de patriotismo, reforçando a identidade nacional e a construção de uma nação soberana. Também visam convidar a sociedade a reconhecer a relevância do mar e das hidrovias no cotidiano de todos os brasileiros. A MB, que teve intensa participação na consolidação do processo de independência do País, preparou diversas ações culturais e cívico-militares gratuitas para a população participar e estreitar seus laços com a Força Naval.
“Expo Forças Armadas 2023”
Logo após o desfile, foi aberta ao público a Exposição Multimídia, uma das atrações inéditas deste ano, em comemoração aos 201 anos da Independência. Organizada pelo Ministério da Defesa e pelas Forças Armadas, a mostra acontece até o dia 10 de setembro, das 9h às 17h, no gramado central da Esplanada dos Ministérios.
No local, estão expostos equipamentos, veículos e aeronaves militares, simuladores e telões interativos para apresentar à população as atividades e os programas estratégicos desenvolvidos pelas Forças Armadas, além de espaços instagramáveis, projeções históricas, oficinas de nós e demonstrações de cães de guerra.
A estrutura contempla, ainda, um espaço para crianças, com pintura e atividades de conscientização sobre preservação ambiental e limpeza dos oceanos. Todos os dias haverá, no espaço da mostra, apresentações da Banda Marcial do CFN.
Desfile Naval
Ainda hoje, às 16h, haverá um inédito Desfile Naval no Lago Paranoá, com dez embarcações da Marinha, em um percurso que incluirá a Ponte Juscelino Kubitschek, o Setor de Clubes Sul, a Ponte Honestino Guimarães, o Pontão do Lago Sul e a Península dos Ministros.
Assista ao vídeo do Desfile:
As informações são da Agência Marinha de Notícias.