O Comando Conjunto Oeste iniciou neste dia 20 de setembro a Operação Ágata Oeste 2023, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Operação, coordenada pelo Ministério da Defesa, acontece em um ambiente conjunto e interagências, com o emprego da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira em apoio aos órgãos de segurança pública e fiscalização. A Operação tem o objetivo de fortalecer a presença do Estado na região da fronteira oeste e promover ações de apoio à população local.
Em toda a região, são executadas operações preventivas e repressivas, tais como patrulhamentos fluviais e terrestres, estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas e de vias fluviais, revistas em embarcações e veículos e cumprimentos de mandado de busca e apreensão.
O Comando Conjunto Ágata Oeste reportou a apreensão de 40 kg de drogas ilícitas, além de um caminhão e uma embarcação que seriam empregados no transporte de 500 caixas de cigarro. As apreensões foram realizadas nas regiões de Corumbá, fronteira com a Bolívia, e de Arroio Iguaçu, fronteira com o Paraguai.
Participam da Operação Ágata Oeste a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental e Grupo Especial de Fronteira.
Ação cívico-social
Simultaneamente, ações cívico-sociais são realizadas em benefício da população, com doação de roupas, palestras socioeducativas, atendimentos médico e odontológico, corte de cabelo e ação de pintura e reforma de instituições de ensino público local. As ações beneficentes fazem parte de uma tradição do Exército, de combinar operações militares e apoio à população local.
Operação Ágata
A Operação Ágata tem o objetivo de combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. É coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.
Veja algumas das ações da Operação em 2023:
As informações são do Comando Militar do Oeste.