O Comando Conjunto Ágata Oeste, ativado durante a operação, contou com a participação de 1753 militares, 18 embarcações, e 12 aeronaves em ações de patrulhamentos fluviais e terrestres, estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas e de vias fluviais, além de quatro cães de guerra.
Durante a operação, foram apreendidas cerca de cinco toneladas de maconha, 163 kg de cocaína, 47 kg de skank, 500 caixas de cigarro, quatro veículos e realizadas mais de 600 abordagens a embarcações e veículos.
“O propósito da operação é ampliar o combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, intensificar a presença das Forças Armadas na faixa de fronteira oeste e ampliar a sensação de segurança da população local”, ressaltou o Comandante do Comando Conjunto Oeste, Contra-Almirante Iunis Távora Said.
Participaram das ações integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental e Grupo Especial de Fronteira.
Militares da Marinha e do Exército durante Posto de Bloqueio e Controle de Estrada – Imagem: MN-RM2 Cabral
Ação Cívico-Social
De 19 a 24 de setembro, foram realizadas Ações Cívico-Sociais (ACiSo) em Porto Murtinho (MS), tais como atendimentos médico e odontológico, palestras socioeducativas, corte de cabelo, manicure, doação de roupas, exposição de materiais dos Fuzileiros Navais e pintura de rosto infantil. O Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger” também participou, recebendo a visita de crianças e adultos.
Mais de 500 moradores do município e região participaram das atividades. No total, foram realizados 115 atendimentos médicos, 82 odontológicos, 57 de manicure, 112 cortes de cabelo, distribuídos 483 kits de roupas e sapatos e 196 kits dentais. Cerca de 110 crianças foram orientadas sobre saúde bucal e receberam aplicação de flúor.
Militares visitaram a Casa dos Idosos “São Vicente de Paulo” e o Centro de Referência da Assistência Social “Maria Ester Ayub”. Nos dois locais, foram distribuídos 180 kits de roupa e calçados. Cerca de 130 crianças e adolescentes da Escola Municipal Nossa Senhora de Caacupê participaram da palestra socioeducativa “Bullying nunca mais”, enquanto 410 adultos assistiram à palestra socioeducativa sobre violência doméstica. Ainda como parte das atividades da ACiSo, militares da Agência Fluvial de Porto Murtinho pintaram e reformaram a Escola Municipal Nossa Senhora de Caacupê.
A moradora de Porto Murtinho, Jorcelina Duarte, levou os três filhos, de 3, 7 e 9 anos, para participarem das atividades e dos atendimentos à saúde. “Eu vim para aproveitar tudo o que estão oferecendo aqui. Meus filhos cortaram cabelo, passaram pelo médico e dentistas e pegaram os kits de roupas. Aproveitei e fiz minha unha também. Essas ações são muito importantes para nós de Porto Murtinho, nós agradecemos muito, pois é difícil conseguirmos fazer todos esses atendimentos no mesmo dia. Além disso, meus filhos adoraram as atividades”, declarou Jorcelina.
As informações são da Agência Marinha de Notícias.