Pela primeira vez, o Exército Brasileiro testou seu protótipo de Módulo de Energia de Campanha em condições operacionais de emprego da tropa. Trata-se de um sistema de energia fotovoltaica, de pequeno porte, que dispensa conexão com energia de concessionária – um projeto do Departamento de Engenharia e Construção, em Brasília. O desempenho do Módulo foi avaliado durante a Operação Guararapes, exercício de adestramento em curso no Comando Militar do Nordeste.
No dia 2 de outubro, o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, assistiu a uma demonstração do emprego do Módulo de Energia de Campanha no decorrer de um apronto operacional da Operação Guararapes, realizado no 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Bayeux (PB). Depois disso, o Módulo foi transportado para a cidade de Nazaré da Mata (PE), onde disponibilizou energia para as instalações do Posto de Comando da 7ª Divisão de Exército até a tarde de 4 de outubro.
Esse sistema fotovoltaico de campanha possui autonomia e flexibilidade para atender diversos equipamentos elétricos simultaneamente. Possui, ainda, um transformador para disponibilizar energia elétrica nas tensões de 127V e 220V, o que permite seu emprego em qualquer região do Brasil.
Além da avaliação do emprego do MEC em condições operacionais, a iniciativa teve como objetivo permitir, ao Exército Brasileiro, a definição de critérios técnicos de operacionalização e desempenho quanto à geração e ao armazenamento de energia fotovoltaica em operações militares, buscando, assim, minimizar impactos ambientais durante o emprego da tropa.
Acompanhe outras matérias relacionadas em outras regiões do país:
– Comando Militar da Amazônia leva energia limpa e sustentável para comunidade indígena Baniwa;
– Exército organiza simpósio sobre energia renovável;
– Engenharia do Exército garante geração de energia solar em pelotão de fronteira;
– Exército inaugura sistema de energia renovável em Pelotão de Selva.