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NOTÍCIAS

Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...

Busca e Salvamento da Marinha foi acionado em quase um incidente por dia

Ver os amigos gritarem por socorro em meio ao mar agitado, após serem arremessados da embarcação onde estavam por uma onda violenta, é uma cena que ainda assombra o pescador Deivid Luiz Monteiro Ferreira. Ele foi um dos seis sobreviventes do naufrágio do barco “Safadi Seif”, em junho do ano passado, em Santa Catarina. “Não vou esquecer pelo resto da minha vida”, assegura. Ele foi encontrado sozinho, agarrado a uma boia, pelo Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (MB), 48 horas depois desse episódio.

Após ser notificada do desaparecimento da embarcação, a Força Naval imediatamente ativou o Centro de Coordenação de Salvamento, Salvamar Brasil, empregando os Navios-Patrulha “Babitonga” e “Benevente” e dois helicópteros UH-15 Super Cougar. Uma das aeronaves foi a que localizou Deivid, a cerca de 200km da costa catarinense. Ele conta que se lançou ao mar na tentativa de salvar os dois companheiros, que se debatiam na água. “O ciclone cresceu ali a dez metros da gente e foi muito rápido. Não teve tempo para nada”, lembra.

Vídeo do resgate do pescador Deivid Luiz Monteiro Ferreira pelo UH-15 Super Cougar da Marinha – Imagem: Instagram da Marinha

O pescador é um dos 754 sobreviventes de acidentes marítimos e fluviais registrados em 2023, segundo dados do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), que supervisiona o Serviço de Busca e Salvamento da MB. Casos como o de Deivid foram os que mais geraram incidentes SAR (do inglês, Search and Rescue) – 33% das 295 ocorrências correspondem a “homem ao mar” (que, apesar da nomenclatura, inclui águas interiores e costeiras) e 94% sucederam com pequenas embarcações, de até mil toneladas.

Os bastidores dos salvamentos

Apesar da constante fiscalização realizada pelas Capitanias, Delegacias e Agências, a fim de garantir a segurança da navegação, há fatores que extrapolam o controle da Marinha e influenciam no número de ocorrências. “A quantidade de eventos dessa natureza pode sofrer alterações de acordo com fatores diversos, como falhas técnicas em embarcações, fatores humanos e questões meteorológicas”, exemplifica o Encarregado da Seção de Socorro e Salvamento do COMPAAz, Capitão de Fragata Gustavo Lemos.

Na linha de frente dos trabalhos de resgate, os navios e aeronaves são orientados por uma estrutura robusta de coleta e compartilhamento de informações, que permite localizar rapidamente tanto as vítimas, quanto embarcações próximas e em condições de prestar apoio. Os dados, fornecidos pelos barcos e navios ao COMPAAz e cadastrados no Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM), subsidiam as decisões dos Centro de Coordenação de Salvamento regionais (Salvamar).


Operadores do Serviço de Busca e Salvamento monitoram os dados de navegação no Console-SAR – Imagem: Capitão de Fragata Gustavo Lemos/Arquivo Pessoal

Outro recurso utilizado pelo COMPAAz, segundo o Capitão de Fragata Gustavo Lemos, é o Sistema de Planejamento de Apoio à Decisão SAR (SPAD-SAR), que aplica técnicas de modelagem computacional e algoritmos computacionais avançados para o planejamento das operações de busca e salvamento. “Cabe ressaltar que o SPAD-SAR foi fundamental para a rapidez na elaboração dos planos de buscas e precisão dos dados de deriva para maior acurácia na definição das áreas de buscas”, conta ele, ao se referir ao caso do “Safadi Seif”.

“A Marinha do Brasil mobiliza seus meios ou solicita apoio de embarcações próximas conforme a localidade, o tipo de incidente, as condições meteorológicas e a quantidade de vítimas. Há, também, um Acordo de Cooperação entre a FAB e a MB para os casos de incidentes SAR em que seja necessário o emprego de meios de ambas as Forças. Dependendo da ocorrência, poderá ser solicitado, também, o apoio de Forças Auxiliares”, esclarece o Encarregado da Seção de Socorro e Salvamento do COMPAAz.

“Não há desculpa para a perda de uma vida por falta de preparo”

Em situações como a do “Safadi Seif”, a MB costuma empregar mergulhadores escafandristas, tecnicamente capacitados para resgate a partir de diversos meios e estruturas, de botes a helicópteros. Segundo o Instrutor de Natação de Resgate do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA), Primeito-Sargento João Marcello Sarzedas Lansillote, que participou da série do YouTube “Isso é Marinha”, um dos fatores essenciais para o sucesso de um salvamento é o preparo profissional.

“Durante o curso, os alunos são submetidos a várias simulações. O condicionamento físico e o preparo psicológico são bases elementares na formação do mergulhador, pois a atividade o expõe às forças e dinâmicas da natureza em suas múltiplas diversidades, o que demanda planejamento, utilização dos equipamentos e execução das técnicas, sendo cada uma para um contexto específico”, afirma o Primeiro-Sargento Lansillote, acrescentando que o mergulho influencia mudanças de hábito, como alimentação, estudo e treinamento continuado.

No vídeo do YouTube, o Instrutor do CIAMA se mostra bastante rigoroso no treinamento físico dos alunos: “Se tiver uma vítima na água, ela está esperando que a senhora tenha condições de resgatá-la. A senhora está entendendo a gravidade da nossa preparação”, questiona uma aluna, em um dos trechos divulgados no Instagram da Marinha e que é um dos mais curtidos e comentados do ano passado. “Aqui não é brincadeira, não! Não tem desculpa para a perda de uma vida por falta de preparo”, dispara.

Na série “Isso é Marinha”, o Primeiro-Sargento Lansillote explica a importância do preparo físico dos mergulhadores – Imagem: Instagram da Marinha

SOS no mar

O canal mais comum de notificação de incidente SAR é o telefone 185, gratuito e disponível 24h por dia, sete dias por semana, em todo o território nacional. Foi por meio dele que familiares da tripulação do “Safadi Seif” comunicaram a MB sobre o acidente. “Após o recebimento do pedido de acionamento pelo Salvamar Brasil, a solicitação é encaminhada para o Salvamar regional responsável pela localidade onde está ocorrendo a emergência, que realiza a coordenação do incidente SAR”, explica o Capitão de Fragata Gustavo Lemos.

O Salvamar Brasil também atende ocorrências sinalizadas pelo Sistema Marítimo Global de Socorro e Segurança (GMDSS), que utiliza tecnologia de satélites para emitir alerta rápido e automático de socorro, em todo o mundo. A sua utilização é obrigatória para navios em viagens internacionais ou em mar aberto, de carga de 300 toneladas ou mais e para aqueles que transportam mais de 12 passageiros. A regra também se aplica a embarcações brasileiras, devido a acordos internacionais dos quais o País é signatário.


Famoso caso do resgate na Ilha das Flechas (PA), em 2022. Caso disponham celular, os tripulantes, agora, podem pedir socorro pelo aplicativo NAVSEG – Imagem: Marinha do Brasil

Cada um faz a sua parte

Simples ações preventivas adotadas pelas tripulações podem salvar vidas e evitar chegar ao extremo de precisar do SAR. “O uso correto de equipamentos de salvatagem, o emprego pela comunidade marítima e fluvial de embarcações em condições de pronto uso e a verificação de avisos de mau tempo antes de se fazer ao mar, ou de efetuar travessias em rios, são medidas essenciais para que tenhamos condições seguras de navegação em toda área SAR marítima e fluvial brasileira”, avalia o Capitão de Fragata Gustavo Lemos.

Os condutores das embarcações também podem lançar mão do aplicativo gratuito NAVSEG, desenvolvido pela MB, em parceria com o Ministério do Turismo. A tecnologia permite aos comandantes cadastrarem os dados da embarcação e compartilharem o seu plano de viagem antes de iniciar a navegação. Assim, a Autoridade Marítima é capaz de localizar mais rapidamente qualquer embarcação em perigo e agilizar o envio de socorro a pessoas na mesma situação do pescador Deivid Ferreira.

As informações são da Agência Marinha de Notícias.

 

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