A mobilização de investimentos do setor privado para o Plano de Transformação Ecológica e a Nova Indústria Brasil foi tema de reunião realizada, no final de fevereiro, entre o vice-Presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Ação Climática e Finanças e Copresidente da Aliança Financeira de Glasgow para Net Zero (GFANZ), Mark Carney.
No encontro, foi destacado o potencial de geração de empregos, aumento da competitividade e fortalecimento das exportações brasileiras a partir da transição para emissões zero dos seus setores de materiais, energia e transporte pesado. A liderança brasileira nessa pauta pode ajudar, inclusive, a transformar essas indústrias em nível internacional, apoiando a luta global contra as alterações climáticas.
Por isso, o MDIC e o secretariado do Acelerador de Transição Industrial (ITA) trabalharão conjuntamente para desenvolver um plano de trabalho que possa se transformar em programa do ITA no Brasil, que aceleraria a implementação de projetos prioritários de redução de emissões. Lançado em dezembro de 2023, na COP28, o ITA é uma plataforma multissetorial reúne empresas, instituições financeiras, governos e a ONU a fim de acelerar a descarbonização de setores com grandes emissões de carbono.
A ideia é aproveitar o potencial do ITA para expandir o portfólio de projetos industriais nacionais de descarbonização profunda em setores com altas emissões e acelerar os projetos anunciados, rumo às decisões finais de investimento (FIDs) até a COP30.
A iniciativa contribuirá, também, com a agenda de crescimento verde do Brasil e complementa o Hub de Descarbonização Industrial (IDHub). Estabelecido em parceria com o governo do Reino Unido e a Plataforma Brasileira de Transição Climática (CTP Brasil) e lançado em 26 de fevereiro pelo BNDES e o GFANZ, o IDHub tem o objetivo de mobilizar financiamentos para apoiar a ambiciosa agenda de crescimento verde do Brasil.
As informações são da Agência Brasil.