O Instituto Militar de Engenharia (IME) formalizou um Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico com ênfase em Inteligência Artificial, Segurança Cibernética, Tecnologias Quânticas e Manufatura Aditiva. A expectativa é que os resultados provenientes dessa colaboração contribuam para o fortalecimento das capacidades militares em temas de interesse nacional.
Como desdobramento do acordo, está em desenvolvimento o Curso de Inteligência Artificial e Cibersegurança, elaborado para atender às demandas do Comando de Defesa Cibernética. O projeto-piloto está programado para iniciar no 1º semestre de 2025, com a participação de 20 alunos. A UFPE também tem participação destacada no projeto de Tecnologias Quânticas liderado pelo IME.
De acordo com o Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), General de Divisão Armando Morado Ferreira, “o acordo contribuirá para a construção de uma relação permanente com a Universidade Federal de Pernambuco, que surgirá a partir de pequenas interações, mas com grandes objetivos e realizações”.
Já o Comandante e Reitor do IME, General de Brigada Juraci Ferreira Galdino, ressaltou que “o acordo formaliza uma parceria já exitosa, com um projeto em andamento e um curso sendo estruturado”. Destacou ainda que “a parceria faz parte de uma ação estratégica do DCT, visando à participação mais efetiva do IME em várias regiões do país”.
O Reitor da UFPE, Doutor Alfredo Macedo Gomes, destacou “a importância de construir conjuntamente parcerias para fortalecer áreas tão estratégicas e importantes para o Brasil”.
A solenidade também contou com a participação do Major Édio Pereira Lima Júnior, Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IME, e do professor Doutor Pedro Valadão Carelli, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, os quais assinaram o acordo como testemunhas.
As informações são do Instituto Militar de Engenharia.