A Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) informa que assinou, na última sexta-feira, dia 12 de abril de 2024, no contexto da feira FIDAE 2024, em Santiago, Chile, um Acordo de Trabalho com a Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC).
O objetivo é reforçar a parceria e trabalhar no sentido da consecução de normas comuns de segurança e de proteção ambiental. O Diretor Geral da DGAC, Carlos Madina, foi o anfitrião do evento de assinatura.
O Acordo de Trabalho cobre os seguintes aspectos:
– Todos os aspectos regulamentares nos domínios da segurança da aviação civil;
– Interdependências entre segurança e proteção ambiental relacionadas com produtos, peças, equipamentos, pessoal, organizações, aeródromos; e
– Equipamentos relacionados e ATM/ANS e sistemas e constituintes relacionados.
O acordo de trabalho é consistente com as respectivas estratégias da União Europeia e do Chile, para reforçar os seus laços no domínio da aviação, aumentar a conectividade entre os parceiros e facilitar a harmonização regulamentar.
Através deste Acordo de Trabalho, as partes pretendem desenvolver uma colaboração mais estreita nos seguintes domínios:
– Regulamentação, incluindo a partilha de informações e de melhores práticas, para apoiar a implementação de requisitos harmonizados de segurança da aviação e de proteção ambiental;
– Facilitar a emissão ou aceitação de certificados para produtos, componentes, peças e aparelhos;
– Partilha de informações de segurança e prestação de assistência para melhorar os padrões de segurança; e
– Treinamento técnico.
Informações da EASA
As informações são do site Aeroin.