O diretor Técnico da Amazul, engenheiro Francisco Roberto Portella Deiana, fez nesta quarta-feira (10/3) uma apresentação à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina Correa da Costa Dias, sobre o uso da tecnologia nuclear na irradiação de alimentos com o objetivo de melhorar as condições de conservação e aumentar o prazo de validade dos produtos.
O encontro, realizado em Brasília, foi coordenado pelo comandante da Marinha, almirante Ilques Barbosa Júnior, e contou com a participação do secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior. A apresentação do engenheiro Francisco Deiana foi por videoconferência.
O diretor técnico da Amazul explicou à ministra que a Amazul tem expertise para desenvolver projetos para a implantação de centros de irradiação de alimentos. O interesse por esta tecnologia tem aumentado desde a criação de um Grupo Técnico para tratar do tema no âmbito do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, sob a liderança do Ministério da Agricultura e com a participação de diversos órgãos do governo. Representantes de setores produtivos ficaram interessados em utilizar esta tecnologia, que não é nova, mas pouco utilizada no País.
Para se ter uma ideia do mercado potencial desses centros de irradiação, basta lembrar que o agronegócio respondeu por 21,4% do PIB em 2019 e deve ter atingindo 24,5% em 2020. Sua participação no total das exportações somou 43% em 2019. Hoje, embora seja o terceiro maior produtor de frutas, o Brasil ocupa apenas o 23º lugar entre os maiores exportadores, desempenho que pode crescer de forma exponencial com a irradiação. A mesma tecnologia pode ser usada em outros setores, como os de cosméticos, material médico, acervos históricos, obras de arte etc.
Em parceria com o Ministério da Agricultura, a Amazul buscará conhecer as demandas dos produtores nacionais por esse tipo de tratamento e elaborar um projeto que atenda aos interesses do setor.
Além dos projetos de engenharia, a Amazul poderá participar desse esforço realizando projetos de toda a infraestrutura que vai abrigar o irradiador, o dimensionamento dos equipamentos, o licenciamento radiológico e a contratação da empresa responsável pela construção, montagem e comissionamento dos equipamentos, bem como a fiscalização do empreendimento, até a entrega final ao usuário final.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança